NAFRI/DH Cesmac participa do 1° Encontro das Comunidades Quilombolas de Poço das Trincheiras

Programação incluiu debate sobre temas como: educação quilombola, raízes africanas, entre outros

08/06/2022 às 14h02

O Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH Cesmac), participou do 1° Encontro das Comunidades Quilombolas de Poço das Trincheiras, ocorrido na última semana, no Centro Cultural do Sertão. A programação contou com a participação e apresentações de autoridades e representantes quilombolas. A dinâmica contou com trabalho em grupo: comunidades quilombolas (sistematizando as falas), apresentação dos grupos (comunidades) e apresentação de dança quilombola.

Também teve um momento da apresentação da sistematização dos grupos, seguida de uma palestra com o Prof. Zezito Araújo, que abordou questões sobre as raízes africanas. Outra palestra tratou sobre educação quilombola, com o Prof. José Bezerra, com debate após as falas.

O evento também serviu para estabelecer o planejamento sobre a temática no município e ainda a apresentação do documentário de Poço das Trincheiras. Representando o NAFRI/DH Cesmac estiveram o Prof. Dr. Jorge Vieira, que coordena o núcleo, além do Prof. Dr. Sandro Lôbo, representando a unidade do NAFRI/DH da Faculdade Cesmac do Sertão.
O encontro também serviu para espaço de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Cesmac do Agreste (Arapiraca) e também do Sertão (Palmeira dos Índios). Outras informações sobre o NAFRI/DH Cesmac no link: https://www.cesmac.edu.br/nafri .