CBIOSS Cesmac e curso de Farmácia promovem ação para doação de peças de decoração e brinquedos feitos a partir de pneus inservíveis

Peças foram produzidas pelos discentes do 1º e 2º períodos da graduação sob orientação das professoras Carmen Santana de Tavares e Cássia Roberta Ribeiro

12/04/2023 às 12h21

O curso de Farmácia do Cesmac realizou, por meio do Projeto Integrador Extensionista, a doação de peças de decoração e brinquedos feitos a partir de pneus inservíveis. A doação foi feita ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional, que fica localizado no Conjunto Denisson Menezes, espaço que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

Todas as peças foram produzidas pelos discentes do 1º e 2º períodos do curso de Farmácia sob orientação das professoras Carmen Santana de Tavares e Cássia Roberta Ribeiro, com apoio dos demais professores da graduação. O objetivo foi mostrar que é possível fazer a reciclagem de pneus e gerar renda a partir da comercialização dos produtos feitos.
A coordenadora do curso, Valéria Cristina, considera “o projeto de suma importância visto que trabalha com questões ambientais, tema transversal que é essencial de ser discutido no âmbito do curso, para formar cidadãos conscientes e que entenda seu papel na construção de um mundo com menos poluição”. Além de observar a importância dessa iniciativa para as crianças, que desde de pequenas vão compreender a importância da reciclagem.

O projeto teve apoio da Comissão de Biossegurança e Sustentabilidade do Cesmac, na captação e transferência dos objetos, a Comissão já desenvolve diversas ações em sustentabilidade ambiental.
 
 Importância do descarte correto

 Pneus inservíveis são pneus cuja vida útil terminou e que precisam ser descartados em um ambiente correto de modo que não cause o desequilíbrio ecológico e ambiental. Geralmente são depositados inteiros em aterros de lixo comum ou jogados em vias públicas, rios e córregos. Quando empilhados em quintais ou terrenos baldios, propiciam a proliferação de animais que podem transmitir doenças como a leptospirose e dengue, e quando queimados emitem gases tóxicos.