Curso de Farmácia faz Implantação de Horta Medicinal e Condimentar na Aldeia Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios

03/04/2019 às 14h30

Na última semana a graduação de Farmácia do CESMAC, representado pelo Prof. Dr. Clemens Fortes e pelas Professoras Mestras Renalva Macêdo e Saskya Fonseca realizaram a implantação de uma Horta Medicinal e Condimentar no espaço Magia da Terra, na Aldeia Mata da Cafurna, localizado no município de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Também participaram da ação os estudantes Álvaro Henrique Tavares de Lira, Maria Ágda Correia Lemos, Beatriz Medeiros da Costa, Clíndia Lourenço Costa, Isabelle Cavalcante Martins, Raíssa Araújo Farias, e Thiago Pontes Cotta de Mello.
As atividades fazem parte do segundo momento do Projeto intitulado “Otimização do cultivo de plantas medicinais e manipulação de produtos fitoterápicos de uso tradicional no espaço Magia da Terra, na Aldeia Mata da Cafurna”, idealizado pelo curso de Farmácia, com a Profª. Mestra Valéria Cristina de Melo Lopes e o apoio do Prof. Dr. Jorge Vieira, coordenador do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI).  
O projeto desenvolvido pelos docentes e discentes de Farmácia teve como finalidade colaborar para a manutenção do cultivo de plantas medicinais e condimentares, conforme costumes e cultura indígena, bem como ampliar as perspectivas para o desenvolvimento das atividades realizadas no espaço Magia da Terra, na aldeia Xucuru-Kariri, localizado na Aldeia Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios.
Também foram realizadas oficinas para otimização e preparo de formulações de fitoterápicos tradicionais a partir da extração de drogas vegetais. Duas oficinas aconteceram, integrando a comunidade e a academia, uma sobre extração de drogas vegetais e outra sobre manipulação de xarope.
Os trabalhos favoreceram aprendizado sobre a preparação de xarope, a partir de tinturas extraídas das plantas e de como essa comunidade poderá ampliar o seu leque de aproveitamento dos princípios ativos das espécies vegetais nativas da região, bem como das 28 espécies plantadas na nova horta instalada durante a visitação.
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia Profª. Dra. Ana Flávia, “a Horta Medicinal do CESMAC, que é a nossa Farmácia Verde, agora tem suas sementes multiplicadas em terras Indígenas, somando conhecimento acadêmico/científico com a cultura e conhecimento de um povo. Essa troca de experiências com os herdeiros de nossos antepassados possibilitou uma vivência grandiosa para todos os envolvidos, onde foi realizado um trabalho lindo, humanizado, integrado com o povo Indígena, representado pela Meizinheira da Aldeia, Maria Eliete - Koram Xucuru, que nos possibilitou compartilhamento de saberes, competências e habilidades com todos os presentes”, detalhou.
A comitiva do CESMAC foi recebida pela equipe multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI - AL/SE), composta pela Farmacêutica Jordana Duarte Lira, Assistente social Adriana Machado Celestino e a Enfermeira Theresa Priscylla Marques Barbosa.
Na sequência foram recebidos, também, pelos membros da equipe da Aldeia Mata Cafurna: Técnica e Meizinheira da Aldeia: Maria Eliete Alves de Souza - Koram Xucuru; Enfermeira Maria Inocência Santana da Silva; Agente de Saúde Lucicleide Mateus; Técnica de enfermagem Cleide Santana da Silva e ainda Edina Aparecia Xavier.