Alunos de Iniciação Científica Júnior vinculado ao PPGASA/Cesmac fazem oficina no Centro de Inovação de Jaraguá

Momento de socialização e incentivo aos estudantes, aconteceu no Encontro de Práticas Pedagógicas organizado pela 1° Gerencial Regional - GERE

19/12/2022 às 12h02

Na última semana aconteceu o Encontro de Práticas Pedagógicas, organizado pela 1° Gerencial Regional - GERE, momento de socialização e incentivo aos estudantes, uma vez que se tratou de um momento de troca de saberes e experiências, no Centro de Inovação de Jaraguá, em Maceió (AL).
Os alunos bolsistas de Iniciação de Iniciação Científica Júnior da Escola Estadual José Oliveira Silva, Leonel Jhonatan e Lucas Eduardo, ministraram uma oficina sobre compostagem na escola. Já as bolsistas Beatriz Christine e Maria Alice, ministraram sobre horta de plantas medicinais. A equipe ainda participou de outra oficina intitulada Prática de multielementos: a oficina como recurso pedagógico. Na oportunidade, os escolares apresentaram os resultados dos projetos de Iniciação Científica Júnior para os professores e gestores da rede estadual de educação. Participou do momento a Secretária do estado de Alagoas Roseane Vasconcelos, além da gerente da Gerencial Regional Sandra Vitorino- gerente.

Os alunos da Escola Estadual José Oliveira Silva, localizada no bairro Vergel, que através da Iniciação Científica Júnior, desenvolveram durante o ano de 2022 dois projetos, intitulados  Compostagem nas Escolas: Unidades temáticas na resolução de problemas do cotidiano e Horta Medicinal Sustentável: Habilidades desenvolvidas a partir da Ciência na escola, realizados na escola sob a orientação dos professores Ana Paula Santos Teixeira Peixoto e  Jobson Viana, além da orientação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Análises de Sistemas Ambientais (PPGASA/Cesmac): Dra. Mayara Andrade Souza e Dra. Juliane Cabral Silva; contando também com integração de alunos do Mestrado: Ibira Ferro Ferraz -PPGASA e Jair Fae; além dos alunos da graduação de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal): Daniel dos Santos Almeida; Bianca Seixas Campêlo; Jordana Alexandre de Oliveira Santos; e Cícero Barbosa da Silva; além de contar com o apoio dos alunos da escola.

A bolsa de Iniciação Científica Junior é fomentada pelo projeto Feira de Ciências de Alagoas- FeCiAL coordenado pela Profa. Dra. Aldenir Feitosa dos Santos, aprovado no edital CNPq/MCTI N° 17/2020, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Alagoas, através da valoração de ações de educação ambiental que estimulem a melhoria da qualidade de vida da população em geral e o desenvolvimento sustentável.