O Centro Universitário Cesmac, foi o cenário, na última terça-feira (07), de um encontro nacional promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB). O objetivo do evento foi sensibilizar a sociedade sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de boca, uma das formas mais comuns de câncer entre os homens no Brasil. Transmitido simultaneamente para todo o país, o encontro contou com a participação da odontóloga Alyne Assis, da Prefeitura de Pilar, que compartilhou as ações preventivas que têm impactado positivamente no município. Em Alagoas, a Coordenação Estadual de Saúde Bucal, em parceria com o Mestrado Profissional de Pesquisas em Saúde do Cesmac (MPPS), organizou o evento, atraindo acadêmicos, especialistas e coordenadores de saúde bucal.
A programação do evento englobou diversas atividades, como palestras e a apresentação da coordenadora nacional de saúde bucal, que falou sobre o Resultados do Diagnóstico Situacional do Câncer de Boca no País e capacitação sobre o Diagnóstico do Câncer de Boca. Houve também a exposição do fluxo de atendimento em Maceió, conduzida pela coordenadora estadual de Saúde Bucal, Lourdes Mota. A professora Sonia Ferreira apresentou uma capacitação sobre doenças potencialmente malignas e câncer de boca, seguida por um debate sobre a situação atual e local da doença. A mesa de debate contou com representantes da Atenção Primária, Secundária e Terciária de saúde, incluindo a gerente de Atenção Primária em Saúde da SESA; a supracitada coordenadora estadual de saúde bucal Lourdes Mota; a periodontista egressa do Cesmac Alynne Assis; a professora Sonia Ferreira e o professor Matheus Lima.
O encerramento do evento envolveu a apresentação de tecnologias desenvolvidas no Mestrado Profissional de Pesquisas em Saúde para a prevenção do câncer de boca e seus agravos. Participaram desse momento o professor do MPPS e do curso de farmácia José Marcos de Oliveira, a professora Catarina Rosa de Oliveira, do curso de Odontologia do Cesmac, além do cirurgião dentista egresso do Cesmac e mestre do MPPS, Ivisson Alexandre Pereira. Essa troca de conhecimentos e experiências é reflexo do comprometimento da instituição com a promoção da saúde e a disseminação de informações relevantes para a comunidade.