Novidade no Canal MPPS/CESMAC apresenta vídeo com foco na prevenção das hepatites virais

Marcando o “Julho Amarelo” – luta mundial no combate às doenças hepáticas, o canal traz entrevista com a Dra. Juliana Brasil de Oliveira

30/07/2020 às 18h12

No caminho da inovação e do crescimento o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), do Centro Universitário CESMAC, segue com aulas, ações e eventos de forma remota­, além do rico conteúdo no Canal MPPS, na plataforma do Youtube.
Esta semana o mestrado destaca a importância da prevenção e do combate às hepatites virais, já que julho, sendo 28 o “Dia D”, marca o período de luta mundial e conscientização sobre a doença. A data foi reforçada com a publicação de mais um vídeo no Canal MPP/CESMAC.

Quem trata sobre o assunto é a Profa. Juliana Brasil, que é mestranda do MPPS, médica hepatologista do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e docente do curso de Medicina do CESMAC. Na entrevista, Juliana fala sobre cirrose hepática, a etiologia, fatores de risco, classificação da doença, diagnóstico e alternativas de tratamento.

Pela especialidade médica, teve o desafio de identificar o tema para a dissertação de mestrado, que somasse ao conhecimento próprio e do orientador, dessa forma se chegou à pesquisa de título: “Caracterização da condição bucal e qualidade de vida de pacientes com cirrose Hepática”. O estudo é orientado pelos professores doutores Sonia Maria Soares e Alexandre Moura Penteado.
O vídeo traz ainda os principais resultados do trabalho, que conta com a importância da condição bucal no diagnóstico e tratamento dos pacientes cirróticos e também a interação do Cirurgião Dentista com o médico hepatologista, para prevenir as complicações decorrentes do tratamento. Além disso, o conteúdo aponta para a necessidade da prevenção das doenças bucais para controlar a doença hepática.

Acompanhe a entrevista completa acessando o link https://bit.ly/39L8Ifc . Saiba mais detalhes sobre o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/CESMAC) aqui: https://bit.ly/2Xc0Z4q . Siga também o Instagram oficial do mestrado @mppscesmac e fique por dentro das novidades.