
01/09/2025 às 13h07
Em 2025, o curso de Psicologia do Centro Universitário Cesmac está completando meio século de história, formando profissionais que transformaram vidas e contribuíram para o desenvolvimento humano e social. Para celebrar essa trajetória marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso ético com a ciência psicológica, a instituição realizou, de 20 a 22 de agosto, o Congresso Comemorativo dos 50 anos do Curso de Psicologia, que reuniu grandes nomes da área em uma programação intensa e diversa de palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais.
O evento, realizado no Centro Cultural Reitor João Sampaio, foi um sucesso absoluto. A abertura oficial contou com auditório lotado e a participação de autoridades acadêmicas e representantes do Conselho Regional e Federal de Psicologia.
Durante os dias de imersão acadêmica, foram discutidos assuntos como “Psicologia do trabalho e avaliação dos riscos psicossociais”, “Redes sociais e ética: dependências tecnológicas”, “Clínica e sofrimento psíquico na contemporaneidade”, “Luto e cuidados paliativos: uma visão transdisciplinar”, Políticas públicas no SUS e avaliação psicológica em grupos minorizados. Outro destaque do evento foi a entrega do Troféu Jubileu de Ouro Curso de Psicologia Cesmac, homenageando autoridades e personalidades marcantes que ajudaram a consolidar o curso e sua relevância acadêmica e social.
Para o Professor Leandro Matos, coordenador Geral do Curso de Psicologia, o congresso foi mais que uma comemoração: “foi um momento de reafirmar a importância da Psicologia como ciência e profissão, especialmente em um mundo que enfrenta desafios emocionais e sociais cada vez mais complexos. Celebrar 50 anos do curso é reconhecer que o Cesmac formou não apenas profissionais competentes, mas agentes de mudança, que levam o cuidado psicológico a todos os cantos e realidades”.