Cesmac do Agreste marca presença em ação integrada do Pop Rua Jud em Arapiraca

28/11/2025 às 15h31

Levando atendimento humanizado e acolhedor às pessoas em situação de rua, a Faculdade Cesmac do Agreste esteve presente, nesta quinta-feira (27), na Praça Luís Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, do 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF).
Um dia inteiro de ações realizadas pelos colaboradores(as) e de aprendizado aos alunos e alunas dos cursos de Direito, Fisioterapia e Psicologia, que puderam pôr na prática o conteúdo adquirido dentro da sala de aula.
É importante destacar a representatividade da Faculdade Cesmac do Agreste em um evento de tamanha magnitude, algo destacado pelo prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão do MPF/AL, Bruno Jorge Lamenha, e pelo desembargador Tutmés Airan.
Participar do Mutirão Pop Rua Jud é reafirmar o compromisso do Cesmac do Agreste com uma formação que ultrapassa as paredes da sala de aula. Ao estarmos ao lado da população em situação de rua, oferecemos não apenas serviços, mas também acolhimento, escuta e respeito. É nesses momentos que nossos estudantes compreendem, na prática, o verdadeiro sentido da educação transformadora e do cuidado humano”, destacou a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, diretora da Faculdade Cesmac do Agreste.
O mutirão tem como objetivo garantir o acesso de pessoas em situação de rua a direitos fundamentais e a serviços essenciais por meio da oferta de atendimentos jurídicos, sociais e de saúde, além da distribuição de donativos. A ação também busca sensibilizar a sociedade para a realidade desse público, promovendo cidadania, dignidade e solidariedade.
Antes da realização do evento, a Faculdade Cesmac do Agreste realizou, em seu auditório, no dia 27 de novembro, um treinamento para os discentes voluntários, dos três cursos da Instituição de Ensino Superior, com o intuito de transmitir orientações sobre acolhimento aos usuários dos serviços oferecidos pelas instituições que participarão do mutirão.
Além do Ministério Público Federal (MPF/AL) e da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), também participam do mutirão o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), o Ministério Público do Trabalho (MPT), as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado de Alagoas (DPE/AL) e as secretarias da Prefeitura de Arapiraca.