Neste dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Cesmac em parceria com o Ministério Público de Alagoas realizaram uma ação envolvendo mais de 75 pacientes oncológicas que integram a Associação de Pessoas com Câncer (Apecan) / Casa Rosa Maceió. A atividade, realizada também em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de
Maceió (CBTU) e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), viabilizou o plantio de mudas de ipês-rosas em uma reserva de mata atlântica.
Com o objetivo de promover a conscientização e incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, a ação possibilitou às mulheres acolhidas pela Apecan/Casa Rosa um momento de reflexão, de compartilhamento das histórias vivenciadas e, ainda, de oportunidade para disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer. Para a Associação, que presta assistência e orientações a pessoas com diagnóstico de câncer, em sua grande maioria mulheres, desde seu tratamento até o relacionamento social, a ação “traz esperança para as pacientes que estão passando por tratamento”, destacou a Presidente da Apecan/Casa Rosa, Giullyane Matos.
Para o promotor de Justiça Givaldo Lessa do Ministério Público de Alagoas, que atua na proteção dos direitos individuais e sociais, a ação a parceria com o Cesmac é de grande relevância. “Hoje, nós trouxemos essas mulheres, que estão com câncer e são assistidas por uma série de instituições parceiras do Ministério Público, para plantar esperança”, destacou.
Na ação foram plantadas centenas de mudas de ipê-rosa, árvore nativa brasileira que simboliza a renovação espiritual e a cura emocional e cuja cor rosa das flores é associada a sentimentos de amor, carinho e delicadeza. Além de promover a ação de conscientização, o plantio das árvores beneficiará ainda a natureza, através do desenvolvimento e o fortalecimento da cadeia de restauração florestal da Mata Atlântica.
Sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, datado em 4 de fevereiro, foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.