CESMAC recebe consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – CONEP, integrante do Conselho Nacional de Saúde – CNS, do Ministério da Saúde
CEP/CESMAC é considerado de grande porte por avaliar, por ano, quase 400 projetos no comitê da Instituição
17/05/2019 às 11h37
O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário CESMAC – CEP/CESMAC, recebeu as consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos – CONEP, integrante do Conselho Nacional de Saúde – CNS, do Ministério da Saúde, Simone Senna, vinda de Porto Alegre –RS, e Valéria Helena, de Goiânia – Go.
O encontro faz parte do Projeto de Qualificação e Reconhecimento dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs, em todo o Brasil, para fazer um diagnóstico de como estão funcionando. Depois de Brasília, Alagoas, que conta com cinco CEPs, foi o primeiro estado a ser visitado. Ao todo, o país conta com 826 CEPs. O objetivo da iniciativa é aproximar os comitês da CONEP e estabelecer um padrão de condutas para garantir ainda mais a segurança e proteção das pessoas fontes de pesquisas.
A programação no CESMAC teve reuniões com a coordenação, toda a equipe e também com a gestão Institucional. Além das consultoras da CONEP, uma na reunião na Vice-Reitoria contou com a presença da Pró-Reitora Geral Acadêmica, Profa. Dra. Claudia Medeiros; dos coordenadores gerais e adjuntos do CEP/CESMAC, professores Miciele Santos e Sérgio Coutinho; do coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini e ainda da secretária do comitê, Débora Omena.
De acordo com a consultora da CONEP, Simone Senna, “Os comitês de ética são de suma importância para a pesquisa brasileira, pois garantem a segurança das pessoas que se voluntariam a participar de pesquisas, principalmente na área biomédica e mais recente também na área de ciências humanas. A qualidade da pesquisa depende justamente desse processo, com transparência em não utilizar as pessoas como cobaias, deixando os participantes cientes de que estão sendo pesquisados e garantindo que não estão sendo prejudicados, caminhando cada vez mais para uma verdadeira humanização da pesquisa”, detalhou Simone.
Para a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/CESMAC, Profa. Miciele Santos, “Esse projeto da CONEP é muito importante, pois aproxima o órgão dos CEPs, gera reconhecimento e valorização de todo o trabalho realizado pelos comitês de todo o Brasil e, no nosso caso, também do CESMAC. A iniciativa trouxe ainda mais pertencimento, pois sem ética a pesquisa não pode existir com a qualidade e os critérios preconizados pelo órgão”, afirmou a docente. Miciele disse ainda, que o CEP/CESMAC é considerado de grande porte, pois por ano são avaliados quase 400 projetos no comitê da Instituição. Conheça mais detalhes sobre o CEP/CESMAC no link https://www.cesmac.edu.br/comite-de-etica-e-pesquisa
A CONEP
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) é uma das 18 comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS), criada por meio da Resolução CNS nº 196/1996. O órgão atua na regulação da ética em projetos de pesquisas envolvendo seres humanos e encontra-se em todo território nacional em prol da proteção do participante de pesquisa.
É uma instância colegiada de abrangência nacional, responsável pela análise dos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos, bem como pela adequação e atualização das respectivas normas. As atividades do órgão são orientadas e estão em conformidade com princípios éticos normatizados pela Resolução CNS nº 466/2012 e normas conexas. Atua na preservação dos aspectos éticos de defesa da integridade e dignidade dos participantes de pesquisa.