Cesmac sediará evento internacional sobre poluição plástica nos oceanos

02/09/2025 às 16h39

Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2025, o Cesmac receberá um dos mais importantes encontros internacionais dedicados ao debate sobre a poluição plástica nos oceanos. O 2nd International Workshop on Plastic Pollution in the Oceans (IWPPO) acontecerá no Centro Cultural Dr. João Sampaio Filho e reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes do setor produtivo e sociedade civil para discutir soluções para um dos maiores desafios ambientais da atualidade.

O problema é urgente. Estimativas apontam que, até 2040, entre 23 e 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos podem ser descartados nos oceanos, colocando em risco a vida marinha e comprometendo ecossistemas costeiros. No Brasil, a situação é ainda mais preocupante: o país despeja 1,3 milhão de toneladas de plástico por ano nos mares, o equivalente a 8% do total global, sendo considerado o maior poluidor da América Latina e o oitavo no ranking mundial.

O workshop terá uma programação diversificada, com palestras, mesas-redondas, apresentações científicas, exposições artísticas e ações educativas, abordando o tema de forma interdisciplinar e aproximando ciência, cultura e sociedade. “Nosso objetivo é ampliar o diálogo científico e social sobre a poluição plástica, estimular soluções inovadoras e fortalecer políticas públicas que enfrentem essa crise global. Queremos que Maceió seja referência nesse debate e que o evento deixe um legado de conscientização e transformação”, destaca o professor Jessé Marques Pavão, coordenador do IWPPO.

A abertura oficial acontece no dia 17 de setembro, às 19h, com a presença de autoridades e representantes institucionais. Estarão na mesa o vice-reitor do CESMAC, Douglas Apratto Tenório; o pró-reitor de Gestão e Planejamento do CESMAC, João Rodrigues Sampaio Neto; o professor titular da USP, Alexander Turra; os diretores-presidentes da FAPEAL, Fábio Guedes e Nídia Noemi Fabré; a pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas, Katia Viana Cavalcante; e o capitão-de-fragata da Marinha do Brasil, Rodrigo Ribeiro Gonçalves.

Mais do que um evento acadêmico, o IWPPO será um espaço de troca internacional de experiências e de engajamento social, inspirado pelo tema “Oceanos em crise, ciência com propósito: transformando conhecimento em esperança”. A expectativa é que o encontro fortaleça Maceió como polo de debates ambientais globais e contribua para inspirar novas práticas sustentáveis que auxiliem na preservação dos oceanos e da vida marinha.