Coordenação de Integração celebra sucesso da chamada pública para seleção de projetos e bolsistas da educação básica

07/10/2025 às 13h00

A Coordenação de Integração Educação Superior e Educação Básica, divulgou através de sua página oficial (https://www.cesmac.edu.br/integracao/) chamadas públicas voltadas à seleção de projetos e bolsistas da educação básica, além da seleção de estudantes do curso de Sistemas de Informação.

O processo de inscrições contemplou professores e alunos da educação básica de escolas vinculadas à Rede Alagoana Faça Ciência na Escola (RAFCE), bem como graduandos do curso de Sistemas de Informação. A participação foi expressiva, evidenciando o interesse da comunidade escolar em integrar as ações da RAFCE.

No edital destinado à seleção de projetos e bolsistas da educação básica, foram submetidos:

• 23 projetos das escolas de Arapiraca
• 25 projetos das escolas de São Miguel dos Campos
• 30 projetos das escolas de Palmeira dos Índios

 

Já para o edital de seleção de bolsistas do curso de Sistemas de Informação, foram recebidas 5 inscrições.

Fortalecimento da rede e incentivo à ciência

As chamadas públicas fazem parte da estratégia da Coordenação de Integração para estimular a iniciação científica e a inovação pedagógica nas escolas da educação básica, aproximando professores e estudantes de práticas investigativas e do uso de tecnologias educacionais. “A cada edital, percebemos o crescimento do engajamento das escolas e dos cursos de graduação parceiros, o que reforça a importância da Rede como espaço de integração e de fomento à ciência na educação”, destaca a coordenadora Aldenir Feitosa dos Santos.

Modalidade de bolsas concedidas

• Apoio Técnico em Extensão no País – ATP A: bolsa concedida aos professores cujo projeto ficou em 1º lugar. Para os professores do ensino fundamental abolsa terá duração de 12 meses, e para os professores de ensino médio a bolsa terá duração de 10 meses.
• Apoio à Difusão do Conhecimento – ADC-2B: bolsa concedida aos alunos do ensino médio com duração de 10 meses.
• Apoio à Difusão do Conhecimento – ADC-2C: bolsa concedida aos alunos do ensino fundamental com duração de 12 meses.
• Iniciação ao extensionismo – IEX: bolsa concedida aos alunos do Curso de Sistemas de Informação com duração de 12 meses.

 

Os 78 projetos inscritos foram avaliados por 18 avaliadores Ad Hoc. A inscrição dos avaliadores ocorreu por formulário divulgado no instagram do Mais Ciência (@maisciencia.cesmac). No link https://www.cesmac.edu.br/admin/wp-content/uploads/2025/04/Resultado-de-Pre-Projetos-Retificado-Rede-Alagoana-Faca-Ciencia-na-Escola.pdfencontra-se a relação dos projetos aprovados e classificados por escola para Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos.