Curso de Farmácia do CESMAC Promove Ação no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Alunos realizam procedimentos farmacêuticos e distribuem repelentes naturais no Maceió Shopping.

08/05/2024 às 18h03

No dia 5 de maio, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Curso de Farmácia do CESMAC organizou uma ação no Maceió Shopping, em parceria com as Ligas Acadêmicas LAPLAM e LAAFF, sob a supervisão dos docentes Profª Saskya Fonseca, Profª Josefa Renalva, Profª Camila Calado, Profª Tatiane Accioly e o Prof. Clemens Fortes. Os alunos realizaram procedimentos farmacêuticos, como verificação da glicemia capilar e aferição da pressão arterial, além de oferecerem orientações sobre o uso correto de medicamentos ao público presente no shopping.
Durante a ação, também foi possível realizar a distribuição de repelentes naturais de citronela e cravo da Índia, ambos manipulados na Farmácia Universitária do CESMAC. Os participantes destacaram a importância desses repelentes como medida preventiva contra a dengue, uma vez que a doença é endêmica no país. Os repelentes foram produzidos no laboratório magistral da Farmácia Escola do CESMAC, a partir do extrato das plantas colhidas na Horta Medicinal da instituição, sob os cuidados do Prof. Clemens Fortes e da coordenadora do Curso de Farmácia, Profª Valéria Cristina de Melo Lopes.
A realização dessa ação foi de extrema importância para a promoção da saúde pública e para conscientizar a população sobre a importância do uso racional de medicamentos e de medidas preventivas contra doenças. A iniciativa reforça o compromisso do CESMAC em contribuir para o bem-estar da comunidade e em formar profissionais farmacêuticos engajados com questões de saúde pública.