Doutor Honoris Causa é Concedido ao Dr. João Sampaio Filho

Reitor do Cesmac recebeu a maior honraria universitária.

03/10/2024 às 19h13

O título de Doutor Honoris Causa é a maior honraria que uma instituição acadêmica pode conceder. Ele registra e celebra a trajetória e as contribuições exclusivas de uma pessoa em áreas como cultura, educação, ciências, artes e humanidades, ou em ações que beneficiam a sociedade como um todo. Trata-se de um título conferido a indivíduos que, por seu impacto e resultados, ultrapassaram as fronteiras do conhecimento formal, promovendo mudanças significativas no meio em que atuam.
No caso do Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, a outorga do título pelo Cesmac, realizada no último dia 26 de setembro, não apenas registra sua trajetória como educador, político e líder, mas também sua visão ao consolidar o Centro Universitário Cesmac, instituição que tem transformado a vida de milhares de estudantes em Alagoas. Sua liderança e dedicação à educação superior são um exemplo claro de como o trabalho de uma pessoa pode impactar diversas gerações.
A trajetória de João Rodrigues Sampaio Filho é marcada por uma vida de dedicação ao progresso econômico, político e educacional de Alagoas. Nascido em Maceió, no dia 25 de setembro de 1937, ele construiu uma carreira multifacetada, atuando como agrônomo, político, executivo e educador. Seu impacto é sentido principalmente na política estadual e na criação de um dos maiores centros universitários do estado, o Centro Universitário Cesmac.
Iniciou sua educação formal em importantes instituições alagoanas, o Colégio Diocesano e o Colégio Estadual de Alagoas, e depois se mudou para Pernambuco, onde concluiu o curso de Agronomia na Universidade Rural de Pernambuco, em 1963. A partir dos anos 1970, João Sampaio Filho começou a trilhar uma carreira política significativa. Foi convidado a ocupar cargas de grande importância e impacto no governo estadual e municipal de Alagoas.
Entre 1971 e 1975, foi Prefeito de Maceió, durante o governo de Afrânio Lages, período no qual a cidade passou por uma série de transformações e melhorias. Posteriormente, foi nomeado Secretário de Agricultura no governo Divaldo Suruagy, onde seu conhecimento técnico foi determinante para políticas de desenvolvimento agrícola e sustentabilidade. Em 1978, João Sampaio Filho foi eleito Deputado Estadual de Alagoas.
Ao ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, o homenageado não só tem seu trabalho e legado valorizado pela comunidade acadêmica, mas também pela sociedade em geral. Este título é uma forma de reconhecimento público de que suas contribuições, sejam no âmbito local, nacional ou internacional, têm um valor profundo e duradouro.
Embora tenha tido uma carreira de destaque na política, a maior e mais firmeza contribuição de João Sampaio Filho foi no campo da educação. Sob sua liderança, o Cesmac passou a ser uma referência no ensino superior no estado, contribuindo para a formação de milhares de profissionais qualificados, que hoje atuam em diversas áreas do conhecimento. A visão de João Sampaio Filho de democratizar o ensino superior e oferecer educação de qualidade para os alagoanos marcou profundamente o desenvolvimento educacional da região.