Festival Pint of Science Brasil 2023 é realizado em Maceió

Evento de divulgação científica teve o apoio do Centro Universitário Cesmac

31/05/2023 às 13h11

O Festival Pint of Science Brasil 2023, um dos principais eventos de divulgação científica, teve como sede a capital de Alagoas. O evento tem a participação de mais de 400 cidades em todo o mundo e 123 cidades no Brasil, contando com mais de 600 pesquisadores e especialistas para discutir tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. O Pint of Science foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2023 com as temáticas “O (des)controle da mente”, “Vacina? Pra quê?” e “Vamos falar sobre comida?”.
Como o lema “um brinde à ciência”, o festival tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, levando contribuições importantes para o desenvolvimento da educação científica no país.  A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é a responsável pela organização e pela logística do evento, coordenado pela Profa. Dra. Klaysa Moreira Ramos, com apoio do Centro Universitário Cesmac, que conta com o Prof. Dr. Fernando Wagner da Silva Ramos, coordenador de pesquisa institucional e coordenador geral adjunto de pesquisa de pós-graduação e com a Profa. Dra. Kristiana Cerqueira Mousinho, docente do Programa de Mestrado Profissional do Cesmac e a Profa. Dra. Juliane Cabral Silva, ambos docentes da graduação, como membros da comissão organizadora do Festival em Alagoas.
Dentre as inúmeras programações que acontecem em cada cidade, o primeiro momento do Festival foi realizado dia 22 de maio, no Bar El Lugar, com a temática: “Medicamentos viciam?”, ministrada pelo Prof. Dr. André Demambre Bacchi, da Universidade Federal de Rondonópolis - UFR. Ainda no primeiro dia de evento, o médico psiquiatra do Centro Universitário Cesmac, Prof. Esp. Marcílio Moreira Feitosa Júnior abordou a temática “On/Off: O interruptor do cérebro”.
O evento foi aberto ao público e não foi preciso pagar taxa de inscrição. O festival contou ainda com o apoio da Fapeal, Ufal, Embrapa, Caatinga Rocks, Toca do Calando, El Lugar e Pallet Bar.