Inaugurado o Complexo Laboratorial Professora Enaura Quixabeira Rosa e Silva

Corpo docente, alunos, funcionários e autoridades estiveram presentes

10/08/2017 às 15h00

Foi inaugurado hoje, 10/08, o complexo laboratorial constituído de 4 laboratórios específicos de pesquisas químicas, biológicas, de pesquisas com micro-organismos e de pesquisa com células animais e vegetais, com a finalidade de preservação da saúde humana e ambiental.
O complexo recebeu o nome da Prof.ª Dr.ª Enaura Quixabeira Rosa e Silva, que foi a primeira Pró-Reitora de Pesquisa, fundadora do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), tendo criado o mestrado no Centro Universitário Cesmac.
A implantação destes laboratórios viabiliza a execução dos projetos de dissertação dos alunos de Mestrado dos programas de Análise de Sistemas Ambientais e de Pesquisa em Saúde. Além de fortalecer o Programa PSIC, promove a integração entre os alunos de graduação e de mestrado do Cesmac.
Várias autoridades estiveram presentes ao evento.O Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho deu início ao evento saudando a todos e disse que essa homenagem foi aprovada com louvor, e lembrou de uma viagem em que esteve em Grenoble com a homenageada, Dona Sônia Sampaio e Dr. Douglas Apratto, onde aumentou a grande consideração pela pessoa e pesquisadora.
O Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório disse que é uma honra homenagear uma pessoa tão especial e citou o escritor português Luís Vaz de Camões: "honra a quem merece honra". Honra ao Cesmac por homenagear Dr.ª Enaura Quixabeira Rosa e Silva, que há 12 anos começou com a Dr.ª Vera Romariz o projeto que é a joia mais reluzente do Cesmac: a pesquisa científica."21 laboratórios novos com muito esforço, superando todas as dificuldades e crescendo em excelência."
Dr.ª Enaura Quixabeira Rosa e Silva reforçou "que não chegou aqui sozinha. Nossa missão é semear. Apesar dos títulos, prefiro ser professora, é a minha maior vocação. Vim de um lar pobre, simples de Água Branca, mas meus pais me ensinaram honradez. Agradeço a Deus, meus pais, meus amigos e a todas as instituições que me receberam. Fico feliz por ter meus amigos e familiares aqui hoje, muito obrigada por essa homenagem do Cesmac.
Professor Douglas Apratto Tenório disse que  Prof.ª Marcileide Santos, responsável pelos laboratórios é factótum e um exemplo de dedicação, assim como Dr. Iedo Mendonça e o engenheiro Paulo Lima.