Residência Médica em Medicina do Trabalho do CESMAC

Instituição alagoana oferece formação para suprir carência de especialistas

20/02/2019 às 17h09

Com a inclusão da Medicina do Trabalho no seu Programa de Residência Médica, o Centro Universitário CESMAC amplia as áreas de especialidades médicas atendidas na formação de profissionais médicos por seu Curso de Medicina e supre carência desses especialistas na Região Nordeste.
A Medicina do Trabalho ocupa a sétima posição no número de profissionais especialistas no país, com pouco mais de treze mil registrados e apenas 32 vagas/ano oferecidas pelas escolas médicas, insuficientes para a demanda da região e do pais.
Atualmente as mudanças do perfil de morbidade e mortalidade dos trabalhadores, resultante das novas tecnologias e novas formas de organização do trabalho e sucessivas alterações no arcabouço jurídico-institucional da área com exigências de maiores garantias da saúde ocupacional e outras configurações do mundo do trabalho
Com essa preocupação, o CESMAC  entendendo ser a Residência Médica o caminho da uma formação prática e teórica mais completa para atendimento às exigências do mercado de trabalho optou por oferecer essa modalidade de especialização em seu Programa de Residência Médica a Medicina do Trabalho, sendo uma das únicas instituições do Nordeste a oferecê-la com a aprovação pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a divulgação da Portaria nº 22, de 14 de fevereiro de 2019, num reconhecimento à todas as condições ensino que o CESMAC oferece e à qualidade do seu curso médico.
De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho, Profa. Marilurdes Monteiro Barros, “a conquista foi uma construção de todo grupo da Comissão de Residência Médica (COREME/CESMAC). Submetemos o projeto ao Ministério da Educação e também junto à Comissão de Residência Médica do MEC, obtendo aprovação. O resultado é fruto de um trabalho intenso e tem uma importância imensa para o estado e para o Nordeste de modo geral, pois tem o objetivo de formar médicos com capacidade para utilizar conhecimentos e tecnologias relacionadas ao tema, envolvendo reflexão, crítica e uma atenção integral à saúde do trabalhador individualmente e ainda no coletivo".
 
Medicina de Família e Comunidade
A Instituição também oferece o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. A última seleção aconteceu no início deste ano, as aulas iniciam no próximo dia 21. O programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Centro Universitário CESMAC promove integração à assistência médica do SUS, bem como a cooperação com os Serviços de Saúde do Estado e do Município, para desenvolver atividades médicas em unidades básicas de saúde do bairro de Guaxuma, além da própria Unidade Docente Assistencial.
O programa contempla ainda a extensão para outras áreas de atuação médica e atendimento em outras unidades de saúde de Maceió, com estágios em urgência e emergência clínica, no Hospital Geral do Estado e de ginecologia e obstetrícia, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.