UDA Cesmac amplia Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Unidade Docente Assistencial Rosa Maria Silva.

08/08/2016 às 09h24

A Unidade Docente Assistencial (UDA) Rosa Maria Silva, do Centro Universitário Cesmac, que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há mais de um ano, vai abranger o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do 3º distrito sanitário de Maceió.

A unidade atua como Estratégia Saúde da Família (ESF) e tem mil famílias cadastradas, atendendo a uma demanda de mais de três mil pessoas. Os Nasf’s foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como resolutividade, abrangência e alvo das ações.

Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e de atenção básica para populações específicas.

A unidade conta com uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), mas tem um grupo ampliado, contando com dentista, técnico em saúde bucal, psicólogo, farmacêutico e assistente social. Localizada na rua: Radialista Odete Pacheco, Farol, a unidade atende a comunidade dos arredores do Cesmac e da Comunidade do Bolão.

Na Rosa Maria Silva, estudantes dos cursos ligados à área de saúde do Cesmac trabalham na unidade, e o estágio é válido para a matriz curricular, que preconiza na formação dos profissionais o atendimento aos usuários do SUS. Com isso, a unidade forma uma forte rede de saúde, contando com clínica de fisioterapia, nutrição, psicologia e com uma farmácia escola.

Além disso, tornou-se uma referência na Atenção Básica, oferecendo grupos de prevenção para adolescentes, idosos, gestantes e ainda a equipe da Saúde Integral, que as terças e quintas-feiras, das 7h30 às 9h, realiza atividades com os cadastrados no PSF da unidade, que tenham interesse em participar, por exemplo, da prática de atividades físicas e orientação alimentar.

Fonte: Ascom/Maceió