“Janeiro Branco” Alagoas 2023: A vida pede equilíbrio

Programação contou com a presença de Leonardo Abrahão, fundador nacional da campanha

25/01/2023 às 09h19

O Projeto “Café Psi”, pensado e estruturado ainda na graduação do curso de Psicologia do Cesmac, iniciativa da Psicóloga Janaína Diniz, egressa da Instituição, promoveu, no último final de semana, um importante encontro para chamar a atenção sobre a importância da saúde mental na Campanha “Janeiro Branco”. O evento aconteceu em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP/15), e Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O Encontro Especial, que aconteceu no Centro de Inovação Tecnológica (Jaraguá), contou com a presença de Leonardo Abrahão, fundador nacional da campanha.

A mesa de abertura contou com as seguintes participações: Janaína Galdino, representando Sílvio Bulhões, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Leonardo Tenório, psicólogo e presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP/15); Janaína Diniz, psicóloga, precursora do Janeiro Branco Alagoas e idealizadora do Café Psi; além do Dep. Estadual Ronaldo Medeiros, autor da Lei Estadual nº 7.984/18, que institui a Campanha Janeiro Branco em Alagoas.

Teve ainda a palestra com o tema: ‘Dilemas e Perspectivas da Saúde Mental’, com Leonardo Abrahão (CRP 04/36232), psicólogo e fundador nacional do Janeiro Branco; e também ‘Dilemas e Perspectivas da Saúde Mental em Alagoas’, com Tereza Cristina Tenório, assistente social, especialista em Serviço e Política Social (UnB) e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Sociedade  da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa também contou com a participação de profissionais e docentes da Psicologia Cesmac. Um Coffee Break e momento de Vivência (Yoga), realizado pelo instrutor Gustavo Oliveira, egresso da graduação de Psicologia da IES, proporcionaram ainda mais aconchego para o evento.

O Café Psi é um encontro periódico de profissionais da psicologia que visa dialogar com os assuntos sobre Saúde Mental, comportamento humano, anseios da sociedade em geral, entre outras questões nesse contexto. “O intuito do encontro foi debater, estrategicamente, as políticas públicas no âmbito psicossocial. Muitas vezes, o sofrimento humano, com ou sem um transtorno mental, pode ser prevenido ou melhor conduzido. Para isso, estratégias podem ser adotadas, com orientação de profissionais habilitados e por meio de políticas públicas efetivas, que coloquem a Saúde Mental no protagonismo”, conclui Janaína Diniz, que também é professora do curso de Psicologia do Cesmac, e Coordenadora no Núcleo de Acessibilidade e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Instituição.