Liga Acadêmica de Atendimento ao Politraumatizado de Alagoas realiza lançamento de livro

“Guia Prático para Acadêmicos de Medicina na Emergência” foi fruto do trabalho desenvolvido na LAAP-AL do Centro Universitário Cesmac

01/06/2023 às 17h15

A Liga Acadêmica de Atendimento ao Politraumatizado de Alagoas (LAAP-AL) do Centro Universitário Cesmac lançou o livro “Guia Prático para Acadêmicos de Medicina na Emergência”. O evento reuniu escritores, familiares, orientadores e médicos e contou ainda com a presença do Coordenador Administrativo de Medicina, Prof. Dr. Marcos Leal.
O livro foi elaborado por um grupo de estudantes e médicos, membros, ex-membros e colaboradores da LAAP-AL, com intuito de facilitar a identificação e manejo dos diversos temas relacionados à urgência, emergência e trauma. A obra foi produzida por 56 escritores, sendo 34 acadêmicos de medicina e 22 médicos que atuam na área.

Publicado pela Editora CVR, o Guia tem linguagem didática e direta ao ponto, direcionada a acadêmicos de medicina que querem aprender e conduzir de forma simples e prática qualquer tema que chegue na sala de emergência, para que consiga manejar desde uma simples obstrução de via aérea por corpo estranho até uma parada cardiorrespiratória.=
“Inicialmente a ideia de escrever o livro foi para ajudar nossos ligantes nos nossos campos de prática abordando os temas de urgência, emergência e o atendimento ao politraumatizado. Mas, com o crescimento do projeto e devido sua linguagem didática, prática e a presença de fluxogramas de manejo em todos os capítulos, acabou virando um projeto maior e um guia para ajudar qualquer acadêmico de medicina que queira dominar a área de emergência”, destacou a estudante Maria Paula, do 8º período do curso de Medicina.