Liga acadêmica de combate ao fumo realiza primeiro curso introdutório

Atividade é aberta para todas as áreas de saúde

25/05/2023 às 10h06

A liga acadêmica de combate ao fumo (LACOF) do curso de odontologia do Centro Universitário Cesmac realizou nesta terça-feira, 23, no complexo de inovações pedagógicas, o seu primeiro curso introdutório aberto para todas as áreas da saúde com o intuito de conhecer e despertar o interesse na liga acadêmica.
O curso foi patrocinado pela dental mac, sococo, leitura parque shopping, chroma, limo lanches e la raposinha, em conjunto com o centro de pesquisa Marco Mota.
A duração foi 4 horas e contou com a participação de 54 alunos de diversas áreas como medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, entre outros cursos, e contou com a presença de palestrantes ilustres como o Me. Marcilio Peixoto, cirurgião-dentista e coordenador da liga, que abordou o programa de cessação do tabagismo do ministério de saúde trazendo informações sobre o cigarro, a relação do fumo e a dependência e mostrando o programa do Instituto nacional do câncer, relacionando também com a extensão da liga que se dedica a ajudar pacientes a pararem de fumar seguindo os manuais do ministério da saúde.
O segundo palestrante foi o dr. Aldo Agra, pneumologista e professor de Medicina do CESMAC, abordando um assunto extremamente problemático e atual que é o cigarro eletrônico, trazendo informações sobre a sua composição e diversos tipos disponíveis no mercado e os malefícios que trazem a saúde.
“Todas essas informações são de extrema relevância para quem tem interesse sobre como abordar pacientes dependentes do cigarro e também são assuntos que serão cobrados na prova de seleção de novos membros” comentou o Prof. Me. Marcílio Peixoto.