Maestro do Coral CESMAC ministra curso de técnica vocal e regência coral em Cabo Verde, na África

Luiz Martins foi convidado pelo grupo Orfeão da Praia e pela comunidade do local

02/03/2020 às 11h45

O maestro Luiz Martins, regente do Coral CESMAC, foi convidado pelo grupo Orfeão da Praia e pela comunidade de Cabo Verde, na África, para ministrar, durante 15 dias, um curso de técnica vocal e regência coral para integrantes do coro e comunidade. O período aconteceu no início desde ano e na oportunidade trabalhou com grupos locais e também foi professor da disciplina regência coral e orquestral pela Universidade Pública de Cabo Verde - UNICV.

O Orfeão da Praia destaca-se pelos prêmios recebidos, por ter viajado vários países e ser atualmente o coro mais representativo de Cabo Verde. Luiz Martins já havia estado em terras cabo-verdianas em 2015. Nas duas oportunidades Luiz Martins destacou a importância do trabalho realizado pela Extensão Universitária do Centro Universitário CESMAC, através do Coral CESMAC, Banda de Jovens Músicos e demais ações atualmente coordenadas pelo Prof. Dr. Rodrigo Guimarães.  
Luiz Martins é funcionário desde 2007 do Centro Universitário, atuando fortemente na valorização da cultura e do canto coral na Instituição. Sobre a experiência internacional faz questão de destacar a importância.
"uma experiência incrível com pessoas de corações abertos à doação e gratidão. Cabo Verde ensina uma outra África que não é relatada nos noticiários: a África rica de sentimentos verdadeiros e da morabeza (termo empregado à forma como os cabo-verdianos tratam a todos). Do estilo musical Morna com suas melodias em glissando, que nos sugere resquícios da colonização portuguesa, mas também das ladainhas e lamentos de uma África subsaariana. Mais incrível ainda, é conviver com a língua criola e suas ramificações. Jorge Amado já citaria com maestria que em Cabo Verde "Vive-se em crioulo". E ainda é assim. E assim será”, declara.