Medicina Veterinária Cesmac promove JOINVET e II COMEMORAVET

Eventos marcaram as celebrações sobre o Dia do Médico Veterinário e realização da II Jornada On-line Internacional na área

23/09/2021 às 12h40

O curso de Medicina Veterinária do Cesmac promoveu a II Jornada On-line Internacional da Veterinária (JOINVET) e o II Comemoração do Médico Veterinário (COMEMORAVET). Os eventos aconteceram de forma simultânea, utilizando o desenvolvimento da educação e os recursos tecnológicos disponíveis previsto na educação 5.0.

O objetivo foi aproximar pessoas, romper barreiras geográficas, trocar experiências, criar, desenvolver e atualizar novos conhecimentos, oportunizando a integração de diferentes olhares sobre um ou mais prismas. Além disso também serviu para unir culturas e concepções profissionais, diferentes, possibilidades de desenvolvimento e construção de network.
O encontro contou com a participação de convidados ilustres como o Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório – Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico do Cesmac; Profa. Dra. Claudia Medeiros – Pró-Reitora Acadêmica Adjunta da IES; Profa. Dra. Morgana Medeiros - Coordenadora no Núcleo de Internacionalização do Cesmac.

A programação teve ainda palestrantes de externos que contribuíram de forma significativa com o evento, como: Prof. Dr. David Menor - Editor-in-Chief Pet Behaviour Science e Universidad de Córdoba Ctra Madrid – España; Prof. Dr. André Leandro – Pesquisador, Médico veterinário responsável pelo Projeto de Tríplice Fronteira Foz do Iguaçu/Argentina/Paraguai; e também a Profa. Dra. Vilma Cruz – Docente do Cesmac, com expertise em Saúde Pública.
O segundo dia de evento foi a vez de marcar o Dia do Médico Veterinário, celebrado em 09 de setembro, com o II COMEMORAVET. A celebração contou com a presença ilustre dos egressos que desempenham ou desempenharam atividades na área em outros países., como a Médica Veterinária Eliane Macêdo, atualmente estudante de Mestrado da UFBA, com experiência profissional na Universidade do Porto em Portugal, além da Médica Veterinária Milena Alves, com atividade profissionalizante nos USA.

Teve também a presença do pesquisador Prof. Dr. Lindomar Pena, da FIOCRUZ/PE, que atuou como pesquisador nos USA por vários anos e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da vacina de aftosa. No encontro foram apresentados trabalhos selecionados entre os mais de 120 submetidos e mais de 200 inscritos. Para concluir o evento contou com a palestrante Profa. Dra. Lucero Sarabia, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

“Dessa forma os eventos visaram ofertar um ensino de alta qualidade baseado nos pilares da educação 5.0, que primam pela colaboração, criatividade, comunicação, adaptabilidade, inteligência emocional, empatia e gerenciamento de conflitos”, concluiu a Profa. Dra. Gilsan Oliveira, coordenadora do curso de Medicina Veterinária.
Confira o primeiro do evento na íntegra acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=nomlEQUd0XI
Confira o segundo do evento na íntegra acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=8O-kJMDH-5w