Medicina Veterinária do CESMAC é referência na área

Estrutura moderna com Clínica, Hospital, Fazenda Escola e Criatório Conservacionista, além de um dos maiores Centros Cirúrgicos do Norte e Nordeste para animais de pequeno e grande porte, e animais selvagens

26/09/2019 às 16h01

Formação e interação com a comunidade, assim o curso de Medicina Veterinária do CESMAC, forma Médicos Veterinários todos os anos com a garantia de ampla experiência em conteúdo e prática. A estrutura funciona em Marechal Deodoro, com Clínica, Hospital e Fazenda Escola, que oferece para a população atendimento ambulatorial e cirúrgico em pequenos e grandes animais e em animais silvestres, além de serviços como análises clínicas, patologia veterinária, microbiológicas e parasitárias.
Além disso, também conta com exames radiográficos e ultrassonográficos no setor de diagnóstico por imagem e o laboratório de reprodução animal, que proporcionam aos alunos e professores suporte direto às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Nas dependências da Fazenda Escola os alunos realizam atividades práticas envolvendo manejo produtivo, reprodutivo e clínica médica dos animais de produção. O local conta ainda com estrutura de centro cirúrgico dos mais modernos e referência no Norte e Nordeste em cirurgia em animais de pequeno e grande porte e também animais silvestres.

O curso ainda possui um Criatório Científico Conservacionista, contando com diversas espécies e fornecendo suporte às práticas com animais silvestres. O espaço foi criado há 18 anos e desempenha um importante papel para a manutenção de fauna selvagem, realizando tratamento, criação, reprodução e soltura de espécies.

Além disso, também trabalha com a questão da conservação de espécies em risco de extinção, como no caso do Mutum de Penacho (Crax fasciolata) animal em extinção na natureza. O local atua juntamente com o Grupo de Estudo de Animais Selvagens – GEAS, integrado por professores e alunos da graduação, no controle e manutenção das espécies.
Ao todo, o Criatório conta com um plantel de 74 animais, mas chegando aproximadamente 100 animais, dependendo da espécie par. São quase 30 espécies, incluindo    Macaco Prego (Cebus Apela), Tartaruga Amazônica (Podocnemis Expansa), Papagaio Verdadeiro (Amazona Aestiva), entre outras. Todas as aves existentes no criatório são anilhadas e passam pela biometria. A marcação é uma exigência dos órgãos ambientais, na qual informa que todos os animais devem ser marcados para registro no Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre – SISFAUNA.
Na última semana, o local foi visitado pelo Promotor de Fundações do Ministério Público, Dr. Givaldo de Barros Lessa, acompanhado dos membros da Diretoria Dr. João Rodrigues Sampaio Neto e Dr. Estácio Valente, além da coordenadora jurídica da IES, Dra. Michella Grey.

De acordo com o Promotor, “as ações realizadas no Criatório Conservacionista são de extrema importância para a sociedade alagoana, uma vez que visa a preservação do meio ambiente no estado de Alagoas, trabalhando para a recuperação de animais silvestres que são acolhidos em situação de risco ou vítimas de maus tratos, além de trabalhar na educação ambiental recebendo visitas de escolas. Ademais, o espaço valoriza o curso de Medicina Veterinária do CESMAC, ao possibilitar a realização de pesquisas que podem, inclusive, trazer interesse da comunidade internacional. Além disso, há grandes chances de expansão, se houver interesse da Fundação, devido a estrutura da graduação, o que possibilitará a recepção de outras espécies e ampliação de projetos voltados à preservação de animais silvestres”, destacou.
Participaram do momento ainda, a Profa. Me. Alice Cristina Oliveira de Azevedo (Coordenadora do Curso), Prof. Me. Marcos Antônio Vieira Filho (Responsável Técnico pelo Criatório) e ainda a Profa. Dra. Muriel Magda Lustosa Pimentel (Coordenadora da Clínica Escola). Também acompanharam a visita as estagiárias do Ministério Público Jessica Ravia Santos Aquino, Barbara Danielle Pontes de Almeida e Ingrid Dayane Andrade Monteiro.

Vestibular CESMAC 2020
As inscrições para o Vestibular CESMAC 2020 já estão abertas e seguem até as 18h do dia 04 de novembro deste ano. No endereço eletrônico https://www.cesmac.edu.br/vestibular você confere tudo sobre as etapas do Processo Seletivo, incluindo edital completo, datas importantes sobre inscrições, provas, resultados, matrículas e início das aulas.