Mestrado Profissional de Análises de Sistemas Ambientais promove aula inaugural com retorno das atividades presenciais

Solenidade contou com palestra da coordenadora de ciências ambientais da Capes e entusiasmo no retorno das aulas na sede da Instituição

20/06/2022 às 10h09

Dinamismo e expressividade na retomada, esta foi a tônica de retorno às aulas presenciais do Mestrado Profissional de Análises de Sistemas Ambientais (PPPGASA) do Cesmac. Realizada na manhã da última sexta-feira, 17, a aula inaugural do programa reuniu docentes, gestores educacionais e estudiosos, marcando a continuidade das atividades de pesquisa nessa área. A solenidade marcou o início das aulas presenciais do PPPGASA após o período de isolamento correspondente a pandemia da Covid-19, o que transformou a ocasião para professores e alunos num significativo momento de conexão.

No evento estiveram reunidos gestores do Cesmac, como o vice-reitor, Douglas Apratto; a Coordenadora Geral de Pós-Graduação, Fabiana Suruagy; a Coordenadora Stricto Sensu da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Aldeni Feitosa; e o Coordenador do Programa Profissional de Análises de Sistemas Ambientais, Jessé Pavão. Mas também integraram a mesa de abertura o Gerente Executivo de Ciência e Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), João Vicente Lima, e a Coordenadora da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jarcilene Almeida, que foi a palestrante da aula inaugural.

Nas falas do evento foram abordadas a atenção e o entusiasmo que os docentes têm cedido para a produção de estudos e pesquisas durante a volta à sede. O Centro Universitário tem consolidado ações para o retorno gradual dos cursos e programas, garantindo para tanto a segurança nos protocolos sanitários e que sejam revigorados o ânimo e envolvimento possibilitados através do contato físico do ensino acadêmico.
A celebração foi enriquecida com a palestra proporcionada pela Coordenadora da Capes, Jarcilene Almeida, que é doutora em biologia e também professora titular do departamento de botânica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisadora orienta igualmente estudantes de iniciação científica, de mestrado e doutorado.

A estudiosa usou a fala para pontuar conteúdos multidisciplinares e que se interligam nas perspectivas que serão vivenciadas no mestrado de Análises de Sistemas Ambientais pelos 19 alunos que estão matriculados na turma de 2022.1. Em ambas as linhas do programa, análise ecosocioambiental e recursos ambientais e tecnologias, o direcionamento apontado pela cientista projetou luz para o planejamento e execução das pesquisas.
Com a solenidade o PPPGASA deu o pontapé nas atividades letivas e nas 19 pesquisas que deverão ser concluídas em 18 meses. Para saber mais detalhes acesse a página do mestrado profissional https://cesmac.edu.br/mestrado-profissional-analise-de-sistemas-ambientais .