PROCESSO SELETIVO - TURMA VII (2023)

SELEÇÃO SIMPLIFICADA - DOCENTE STRICTO SENSU

PROCESSO SELETIVO 2023 - TURMA VI

SOBRE O CURSO

O Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais é dirigido à formação e qualificação de profissionais de alto nível, com habilidades para realizar transferência de conhecimentos para o setor produtivo, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação quanto ao aperfeiçoamento, o planejamento e a avaliação sistemática de processos e produtos relativos às questões ambientais.

Nº Vagas: 21 / ano

Duração: Mín. 18 meses | Máx. 24 meses

Encontros presenciais: Sextas e Sábados, 8 às 12h e 14 às 18h

Condições especiais para funcionários públicos e colaboradores do CESMAC. Consulte o edital do processo seletivo.

*Para outros valores, consulte a Secretaria do Stricto Sensu.

+ INFORMAÇÕES

A proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais -  PPGASA surge como necessário, frente a dois pontos cruciais: (1) a realidade dinâmica da degradação ambiental, vertente que coloca o Brasil como um país de exuberante biodiversidade e recursos naturais únicos frente  outros  países; e (2) a distância que os programas de pós-graduação, em especial, os profissionais de instituições se alocam frente as demandas regionais, nacionais e conjunturais, Distante destas situações e  como parte da consolidação do compromisso do Centro Universitário Cesmac com a formação de recursos humanos capacitados para desenvolver ações relacionadas à sociedade e ao ambiente em 2016 o PPGASA  iniciou suas atividades, com conceito 3 e os seguintes propósitos:

• Capacitar e qualificar tecnicamente profissionais para o exercício de práticas avançadas e transformadoras da sociedade nas questões de natureza socioeconômica ambientais e tecnológicas.
  • Formar profissionais qualificados para a solução de problemas ambientais a partir do uso de métodos quantitativos em ciências ambientais.
  • Formar recursos humanos capazes de dominar as ferramentas necessárias à produção de ciência e inovação em sustentabilidade socioeconômica ambiental e tecnológica, com ênfase nas Ciência Ambientais, bem como o desenvolvimento de produtos e soluções demandas pela sociedade e setor produtivo.

Profissionais com curso de graduação completo, comprovado por meio de diploma obtido em Instituição de Educação Superior credenciada pelo MEC, que atuem ou pretendam atuar na área específica ou correlata às Ciências Ambientais, na rede pública ou privada, ou que atuem em escolas, empresas e parque industrial, preferencialmente da região Norte e Nordeste.

ANÁLISE ECOSOCIOAMBIENTAL

Esta linha de atuação investiga os processos de economia, sociedade e ambiente ligados as ciências ambientais e, determinantes da degradação associada com a perda da qualidade ambiental e de vida. Contempla pesquisas sobre padrões de consumo e produção, e sua influência na qualidade ambiental e nas relações sociais e econômicas, com a caracterização de seus impactos, o quais são imprescindíveis para estabelecer novas relações entre sociedade-natureza, garantindo a preservação ambiental, diante das potencialidades para o desenvolvimento sustentável da região.

Nesta linha de atuação também são tratadas questões referentes a gestão de conflitos socioambientais, participação social, economia da natureza e institucionalização de uma cultura de sustentabilidade. Os projetos inseridos irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para fomentar e ampliar a inserção da análise ecosocioambiental nas diferentes camadas da sociedade. As pesquisas são desenvolvidas principalmente sobre eixos norteadores:  Saúde Humana e Ambiental; Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Estudos Emergéticos de Ecossistemas.

RECURSOS AMBIENTAIS E TECNOLOGIAS

Esta linha de atuação tem por objeto o desenvolvimento e/ou aplicação de tecnologias para a intervenção ambiental, buscando prevenir, controlar e amenizar impactos ambientais decorrentes da ação antrópica.  Desta forma contribui para a melhoria da qualidade do ambiente, para a preservação dos seres vivos e da integridade humana. Contribui para um melhor aproveitamento de resíduos sólidos e dos recursos naturais e para a consolidação de uma sociedade mais equânime, justa e com possibilidades reais para o desenvolvimento sustentável.

A linha volta-se, assim para a inovação tecnológica e/ou sua aplicação, analisando o sistema ambiental para promover a despoluição e biorremediação de ambientes terrestres e aquáticos; manejo agroecológico, avaliação toxico-farmacológica e fitoquímica de plantas nativas e implementação de tecnologias sociais. Nesta linha de atuação as pesquisas são desenvolvidas principalmente sobre eixos norteadores:  Química Ambiental; Mudanças Climáticas; Logística Reversa; Destinação Final e/ou Reuso de Resíduos Sólidos, Processos Biotecnológicos; Ecossistemas Aquáticos; Manejo e Restauração de Ambientes Degradados, Anatomia Ecológica e Avaliação Química de Recursos Vegetais.

SECRETARIA

(82) 3215-5110 / 5021