MPPS Cesmac na Campanha do Julho Verde: Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço

Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do Cesmac se une a secretarias de saúde de Alagoas para promover o Julho Verde e prevenir câncer de cabeça e pescoço, incluindo o câncer de boca

23/07/2024 às 18h14

O Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) do Centro Universitário CESMAC, em colaboração com as Secretarias de Saúde de Maceió, Taquarana, Pilar e Porto Calvo, iniciou uma abrangente campanha de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço em comemoração ao Julho Verde. Esta ação, que envolve o curso de Odontologia e a Liga Acadêmica de Diagnóstico em Estomatologia e Patologia Oral (LADEPO) do CESMAC, junto com a ACBG Brasil, visa aumentar o número de diagnósticos precoces, reduzindo assim óbitos e graves mutilações que comprometem funções vitais.
Entre as atividades da ação, estiveram exames de rastreamento de lesões bucais, palestras educativas e biópsias, com o apoio de estomatologistas, alunos do curso de Odontologia do CESMAC e mestrandos do MPPS. Houve também um grande mutirão de diagnósticos com biópsias no Pam Salgadinho e diversas ações de educação e conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.
Como parte da campanha, foi realizado o I Simpósio Interdisciplinar de Câncer de Cabeça e Pescoço (SICAP) no dia 13 de julho, promovido pelo Diretório Acadêmico de Fonoaudiologia do CESMAC. O evento deste ano, com o tema “Vejo flores em você! Não permita que tumores brotem!”, abordou várias áreas relacionadas à prevenção, terapêutica e reabilitação, além de direitos e políticas públicas. Entre os palestrantes estavam a Profª. Drª Sonia Maria Soares Ferreira, a Enf. Sâmela Maria de Oliveira, a Dra. Moana Cavalcanti, a Profa. Dra. Aana Paula Cajaseiras, a Fga. Mikaelly Damasio, a Adv. Teresa Francesca e a Fga. Marília Gabriela Serafim.
A campanha Julho Verde do CESMAC reafirma o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar da população alagoana, promovendo a conscientização a respeito do câncer de cabeça e pescoço. Com a participação ativa de alunos, professores e profissionais de saúde, e o apoio das Secretarias de Saúde , esta iniciativa busca salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Juntos, podemos transformar o cenário da saúde em Alagoas, garantindo um futuro mais saudável e promissor para todos.