Participação do Curso de Engenharia Civil no VII CEMEIA

Evento destaca a importância da inovação tecnológica e educação ambiental na gestão sustentável dos recursos hídricos, promovendo diálogo entre academia e sociedade.

01/10/2024 às 14h51

Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Centro Universitário Cesmac sediou o VII Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), que abordou os desafios ambientais e a gestão sustentável dos recursos hídricos. O evento contou com a participação ativa de professores e discentes do curso de Engenharia Civil, que se destacaram nas diversas atividades programadas.
Um dos pontos altos do congresso foi o fórum mediado pela professora Marianny Monteiro, que discutiu os principais desafios e soluções para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Durante a sua participação, a professora ressaltou a importância de integrar a inovação tecnológica e a educação ambiental nas políticas de gestão de água, promovendo um diálogo construtivo entre academia e sociedade.
Durante o evento, foram apresentados diversos trabalhos no formato de banner, resultando em um rico intercâmbio de ideias. Os professores Alessandro Sarmento, Fernando Carvalho, Jessé Marques, Josivaldo Pinto, Matheus Cedrim, Nayro Noronha e Zeferino Alencar mostraram suas pesquisas, abordando temas relevantes como hidrologia, drenagem urbana e pegada de carbono. Essa diversidade de temas ilustra o êxito em conectar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma discussão abrangente sobre sustentabilidade. Os trabalhos apresentaram as seguintes linhas temáticas:
- Inovação Tecnológica, Biotecnologia e Sustentabilidade
- Educação, Cultura, Justiça Social e Sustentabilidade
- Saúde e Meio Ambiente
- Ecologia, Análise e Gestão de Riscos Socioambientais
A participação dos discentes também foi significativa, com diversos estudantes apresentando suas investigações e contribuindo para o debate sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos. Eventos como o CEMEIA são fundamentais para a formação de profissionais na área de Engenharia Civil, pois proporcionam uma plataforma para discutir temas cruciais que impactam diretamente o setor.
 A troca de experiências e a discussão de soluções inovadoras contribuem para a capacitação dos alunos e para a conscientização sobre a responsabilidade social e ambiental que os futuros engenheiros devem ter.
Além disso, o congresso fortalece a pesquisa acadêmica e a aplicação de teorias na prática, permitindo que os participantes se mantenham atualizados sobre as novas tendências e desafios enfrentados na gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, eventos como o CEMEIA são essenciais para a formação profissional alinhada com as demandas atuais da sociedade.