Programa de Extensão Galeria em Ações Remotas

Com publicações de registros fotográficos, textos e obras de artes de artistas que passaram pela Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, durante seus 10 anos

24/07/2020 às 12h19

A coordenação geral de Extensão também alinhou os trabalhos da Galeria CESMAC de arte Fernando Lopes para o modelo virtual, por conta da pandemia. Com o Programa chamado “Galeria em Ações Remotas”, que faz a publicação de registros fotográficos, textos e obras de artes de artistas diversos, a Extensão do Centro Universitário CESMAC celebra também os 10 anos de trajetória do espaço cultural. O material pode ser conferido no Instagram @academico.cesmac.
Na programação desta semana as postagens homenageiam o Pe. Teófanes Augusto de Barros, maior educador de Alagoas, que no último dia 13 de julho faria 108 anos. A publicação remota traz imagens e momentos da vida, bem como da última exposição realizada em sua memória no início desde ano.

Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros foi professor e participou da criação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Dirigiu a UFAL e fundou, o Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, hoje Centro Universitário CESMAC, para oferecer aos trabalhadores a opção de acesso ao ensino superior no período noturno.
Também foi um dos fundadores do Conselho Estadual de Educação, do Sindicato dos Professores, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Alagoas e da Associação das Escolas Católicas de Alagoas. Foi membro das Academias Alagoana e Maceioense de Letras e do Instituto Histórico de Alagoas. Era escritor, poeta, filosofo e poliglota, entre outros feitos, que marcam sua trajetória.

Segundo o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, coordenador da Extensão Universitária na Instituição, “a exposição, de caráter biográfico, teve como objetivo principal apresentar, de maneira lúdica, a trajetória do homem, do padre e do educador, que sempre permaneceram transversalizadas através de ações que culminaram na fundação do CESMAC.  A Curadoria coletiva foi feita por Carol Gusmão, Brancildes Galdino e Paulo Paixão.  Seu lema, "Educar para Elevar", continua ecoando através das novas gerações”, conclui.