Projeto DOADEZ realiza Dia “D” para cadastro de doadores de Medula Óssea no REDOME

A iniciativa acontece no dia 07 de novembro e tem a pareceria do Hemocentro de Alagoas –HEMOAL

25/10/2019 às 11h45

Com o objetivo ampliar os números no cadastro do banco de doadores de medula óssea, já que que a chance de encontrar doador compatível é de 1 em cada 100 mil pessoas, o Projeto de Extensão DOADEZ, realiza, no dia 07 de novembro, a partir das 8h, uma ação para cadastro no Registro de Doares Voluntários de Medula Óssea – REDOME. A iniciativa acontece em pareceria com o Hemocentro de Alagoas –HEMOAL, que vai estar no Campus II, do CESMAC.

Ação envolve acadêmicos de Medicina e também docentes, que receberam capacitação da equipe do HEMOAL para promover o chamado Dia “D”. O grande objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de fazer o cadastro e também das campanhas.

O Projeto DOADEZ é fruto de uma pesquisa clínica-laboratorial, focada no processo da relação saúde e doença do indivíduo, da família e da comunidade com atenção interdisciplinar do cuidado em saúde, além do trabalho em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde - SUS.

O cadastro de doadores voluntários de medula óssea tem a finalidade de atender aos pacientes com indicações de transplante de medula óssea. Os hemocentros são os locais credenciados pelo Ministério da Saúde para realizar esse processo de quem se dispõe a ser doador. Em Alagoas, o cadastro teve início em 2005, e desde então vêm sendo realizadas campanhas para que o número de cadastrados aumente. Já são mais de 4 milhões de doadores no Brasil, entretanto, é importante o aumento deste número, por conta da rara compatibilidade.

Transplante

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O processo também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. (Fonte: https://www.inca.gov.br)

Serviço:

Projeto DOADEZ realiza Dia “D” para cadastro no Registro de Doares Voluntários de Medula Óssea – REDOME

Data: 07 de novembro de 2019

Horário: 8h às 16h

Local: CESMAC/ Campus II – Dr. Alberto Antunes (hall de entrada) - Rua da Harmonia - Farol, Maceió – AL