Projeto Integrador do curso de Medicina Cesmac promove capacitação sobre Hanseníase

Atividade foi ministrada pela Profa. Clodis Tavares, coordenadora da Rede Universitária Nacional de Combate à Hanseníase (Rede Hans/Brasil) e integrante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN-Alagoas)

07/04/2022 às 09h44

Os alunos do 3º período do curso de Medicina estão vivenciando, neste semestre letivo, o Projeto Integrador intitulado “De olho na Hanseníase”, que tem como proposta contribuir para a formação médica e para o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação. O objetivo é reforçar a formação do profissional crítico, reflexivo, humanista e capaz de atuar nos diversos problemas que afetam à população.

A capacitação foi ministrada pela Profa. Clodis Tavares, coordenadora da Rede Universitária Nacional de Combate à Hanseníase (Rede Hans/Brasil) e integrante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN-Alagoas), destacando questões envolvendo sinais cardinais e a importância da detecção e tratamento precoce da doença. A atividade foi organizada pela equipe de docentes do Módulo Temático Integração Serviço, Ensino, Comunidade - Módulo ISEC 3, com as docentes Elaine Oliveira e Camila Moura.

Nesse contexto, o projeto busca proporcionar o envolvimento dos discentes com a comunidade externa no intuito de exercer ações de enfrentamento para doenças negligenciadas como a Hanseníase. Por meio das atividades, a iniciativa tem por objetivo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam exercer ações de enfrentamento da doença, seguindo as estratégias nacionais.

A ideia é desenvolver ações extensionistas junto aos escolares do território adscrito do Cesmac, por meio da estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações Intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, contribuindo com a disseminação do conhecimento e da informação em saúde. O Projeto Integrador também conta com: Mecanismos de Agressão e Defesa Terapêutica (MAD), Bases Celulares e Moleculares (Bcmol), e ainda Bases Científicas da Medicina (Bcmed).