Varal de poemas marca “Dia da Poesia” na Rede de Bibliotecas CESMAC

Iniciativa homenageou a escritora Clarice Lispector e também autores alagoanos. Atividade aconteceu em março, antes do decreto de isolamento social

29/05/2020 às 10h50

A poesia é uma das expressões mais importantes da literatura. No Brasil, é celebrada em 31 de outubro, data do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, instituindo assim o “Dia Nacional da Poesia. Mas também é marcada mundialmente pelo 21 de março, como “Dia Mundial da Poesia. O período foi celebrado pela Rede de Bibliotecas CESMAC, que realizou o chamado Varal de Poemas. A atividade aconteceu em março, antes do decreto de isolamento social, por conta da pandemia de COVID-19.

A data foi criada em uma Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas. É também uma oportunidade para que leitores conheçam a poesia de novos autores, além de reverenciar os grandes nomes da poesia mundial.

A ação do CESMAC foi realizada de 13 a 22 de março, com uma exposição de poesias no varal e livros de escritores nacionais e internacionais. A grande homenageada da semana foi a escritora Clarice Lispector, nascida na aldeia de Chechelnyk - região da Podólia (então parte da República Popular da Ucrânia e, hoje, parte da moderna Ucrânia). Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

O varal também incluiu autores nacionais e internacionais, destacando escritores alagoanos, como: Lêdo Ivo e Ariete Vilela. Também foi instalado um telão com imagens e frases de Clarice Lispector, que se estivesse viva faria 100 anos no próximo mês de dezembro. Ao todo, foram selecionadas 109 poesias, incluindo escritores nacionais, internacionais, sendo distribuídos em cada unidade da Rede de Bibliotecas do CESMAC.

 
Com colaboração do Bibliotecário Evandro Cavalcante.