WEBINAR marca aula inaugural da turma V no Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais

Momento contou com a participação dos coordenadores da CAPES Prof. Dr. Jairo Lizandro Schimitt e Profa. Dra. Liliana Pena Naval

22/05/2020 às 14h37

Em formato de WEBINAR, por conta da pandemia de COVID-19, o Programa de Pós -Graduação Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA, utilizou a plataforma Blackboard Collaborate, disponibilizada pelo sistema EAD CESMAC, para a realização, na manhã de hoje, 22, da aula inaugural da turma V, recebendo 20 discentes.

A abertura da nova turma do mestrado foi realizada pelo Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório - Vice-Reitor do CESMAC, e pela Profa. Dra. Claudia Cristina Silva Medeiros - Pró-Reitora Acadêmica Adjunta. O momento contou com a participação de dois integrantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, além da Profa. Dra. Aldenir Feitosa, Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu e do Prof. Dr. Giulliano Anderlini, Coordenador Geral de Pós-Graduação e Pesquisa.

O tema “Ficha de Avaliação Atualizada” foi debatido pelo Prof. Dr. Jairo Lizandro Schimitt, Coordenador Adjunto dos Programas Acadêmicos CAPES/Ciências Ambientais. Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bolsista Produtividade em Pesquisa 2; Líder do grupo de pesquisa de Indicadores de Qualidade Ambiental, que está validado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; e desenvolve projetos de pesquisa com especial atenção à Biologia e Ecologia de plantas vasculares sem sementes (samambaias e licófitas), avaliando a influência do meio físico e antrópico sobre a biodiversidade vegetal, são destaques no currículo do convidado.

“10 produtos Técnicos e Tecnológicos mais importantes para PPGs na modalidade Profissional”, foi o tema abordado pela Profa. Dra. Liliana Pena Naval, Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais CAPES/Ciências Ambientais. Doutorado em Engenharia Química - Universidad Complutense de Madrid, docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na graduação em Engenharia Ambiental e no Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: águas residuárias domésticas, qualidade da água e reuso. A palestrante também é Editora dos periódicos Ambiente e Sociedade e da Revista Brasileira de Ciências Ambientais.
Em setembro do último ano o coordenador do Programa de Pós Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Prof. Dr. Jessé Marques, participou da reunião chamada “Meio Termo”, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Na ocasião, apresentou o PPGASA e também conheceu a Nova Ficha de Avaliação pela qual os programas são submetidos anualmente.

De acordo com Jessé Marques, é necessário adaptação ao processo. “Acreditamos ser uma das primeiras instituições a dar início a uma nova turma de mestrado no formato remoto. Estamos dando sequência às atividades e nos adaptando ao novo modelo de educação, por conta da necessidade do isolamento social”, explica.