Cesmac participa do lançamento de editais de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Governo de Alagoas

Instituição foi representada pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório

17/04/2023 às 14h45

Com o objetivo de fomentar os ecossistemas de inovação e pesquisa em ciência e tecnologia, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), lançou, na última quinta-feira (13), o Programa Mais Ciência Mais Futuro, que ofertará editais e bolsas de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), somando um aporte financeiro de R$ 32,7 milhões para o ano de 2023, e perspectivas de um total R$200 milhões investidos até 2026. O centro universitário Cesmac foi representado no evento pelo Vice-Reitor e Pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
O lançamento aconteceu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá. Serão ofertados os editais: Organização de Eventos Científicos, Acadêmicos e Tecnológicos; Participação de Pesquisadores Alagoanos em Eventos Científicos, Acadêmicos e Tecnológicos, nacionais e internacionais; Premiação de Excelência Acadêmica na produção e publicação de trabalhos científicos e Apoio à publicação de livros Técnico-Científicos.
Também foi anunciado o Edital de Bolsas para Mestrado (180 bolsas, até 24 meses) e Doutorado (60 bolsas, até 48 meses). Os valores das bolsas serão reajustados em 15%, para alinhar com os valores do governo federal: Mestrado para R$ 2.100, Doutorado para R$ 3.100 e Iniciação Científica para R$ 700. Além desses, será anunciado o Edital de apoio à iniciação Científica no Ensino Médio – Pibic Jr., para estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e do Ifal. Serão mil bolsas com vigência de 12 meses.
O pacxote de investimentos beneficia toda comunidade acadêmica de pesquisadores alagoanos, inclusive, os pesquisadores do Centro Universitário Cesmac.
Fonte: Assessoria da Fapeal