Experiência internacional no curso de Arquitetura e Urbanismo do CESMAC
O assunto foi debatido em live no @arq.urb.cesmac, com a participação da acadêmica Malena Rocha
21/07/2020 às 17h19
Um bate-papo leve e descontraído marcou mais uma live do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário CESMAC. A conversa foi sobre as experiências internacionais com a acadêmica Malena Rocha, que participou de uma experiência de internacionalização. O momento teve a mediação da professora Isabela Passos.
A estudante falou sobre os medos já na escolha da graduação que iria fazer, pois tinha receio de Arquitetura e Urbanismo por acreditar que no curso encontraria muito cálculo. Começou a se identificar com a área por meio de relatos e trabalhos de um amigo que fazia a graduação no CESMAC.
Acabou vencendo os receios e entrou no curso, superando desafios e saindo da zona de conforte, com o aprendizado de coisas novas. Malena também falou sobre o gosto por artes, música, fotografia, o que acabou contribuindo para a escolha da profissão.
Durante a conversa, a docente Isabela Passos, reforçou que “não é necessário ter medo do cálculo em Arquitetura, pois poucas pessoas sabem que o curso tem muito mais história do que matemática. A graduação é multidisciplinar e apresenta várias possibilidades, sendo difícil não se encantar com uma das áreas ofertadas”, detalha.
O encantamento da acadêmica aconteceu já no início do curso com uma aula da Profa. Carol Gusmão, na disciplina de Composição Arquitetônica. “Fiquei impressionada quando a docente começou a falar sobre como a gente pode exercitar a criatividade, buscar sensibilidade artística e trazer para o trabalho, desde tocar um violão fazer uma fotografia, desenhar coisas, ver pessoas na rua, toda essa parte mais subjetiva e que também antecede o projeto, mas que vai inspirando todo o processo. Também gosto de destacar que vejo a Arquitetura como um trabalho coletivo”, relata.
A estudante falou ainda, que o CESMAC tem boas turmas no sentido de engajamento, apoio e colaboração mútua. Malena falou sobre a diferença de realidades, pois veio do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal, na área do meio ambiente, e teve que se adaptar em Maceió e na Arquitetura, aprendendo a se comunicar e interagir com outras pessoas diferentes.
Sobre a experiência internacional Malena contou como iniciou o processo. “Busquei alinhar meu pensamento para o que eu queria com a experiência internacional, apresentei meu currículo e passei pelas fases da seleção na minha primeira tentativa, ficando entre os 20 selecionados, mas ainda não sendo aprovada. Então, me envolvi com pesquisa, o que ajudou muito no processo e parti para a seleção novamente, que fiz de forma mais madura, sendo aprovada para o intercâmbio”, explica.
Uma das coisas destacadas também na live foi que o intercâmbio ensina a lidar com situações diferenciadas, onde o aluno tem que aprender a resolver questões sozinho. A experiência de Malena foi no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, por meio da internacionalização do CESMAC, realizada pelo Núcleo de Internacionalização – NUI.
O intercâmbio aconteceu em Portugal, onde estudou na Universidade da Beira Interior, localizada na cidade de Covilhã. Lá teve a oportunidade de interagir com alunos e professores de Portugal e também de outros países. A experiência aconteceu no período de setembro de 2018 a fevereiro de 2019. Durante o processo, Malena também participou do chamado “Eurotrip”, uma espécie de mochilão, que a proporcionou conhecer outros países da Europa como: França, Espanha, Holanda, Bélgica e Itália.
O Núcleo de Internacionalização – NUI, coordenado pela professora Morgana Medeiros, também oferta cursos de idiomas para toda a comunidade acadêmica ou não, nas línguas inglesa e francesa. O objetivo é oferecer um contexto pedagógico de excelência que oriente e desenvolva o ensino e a aprendizagem de línguas. Acesse https://cesmac.edu.br/nucleo-de-idiomas e conheça o NUI/CESMAC.