Cesmac é pioneiro em emissões de carteiras do CRN-6 no ato da colação

Recém-formados pela IE são os primeiros em Alagoas a receberem carteira do Conselho Regional de Nutricionistas no dia da colação de grau

17/04/2023 às 15h24

Em parceria inédita em Alagoas, o Centro Universitário Cesmac e o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região promovem a entrega da carteira de registro profissional aos recém-formados no curso de Nutrição no ato da colação de grau. A colação de grau aconteceu na última quinta-feira, dia 13, no auditório João Sampaio. A ação tem como objetivo promover o estreitamento da relação entre os graduados e o Conselho, que já realiza esse projeto nos estados de Pernambuco e da Paraíba.
Para o professor do Cesmac e Vice-Presidente do CRN-6, Rafael Rocha de Azeredo, a ação facilita o vínculo dos recém-formados com o Órgão de Classe, que tem a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. Durante a última colação de grau realizada pelo Cesmac, onze dos dezesseis graduados em Nutrição receberam seus números provisórios.
“A solenidade de colação de grau marca o fechamento do ciclo acadêmico e o início da vida profissional, e nesse momento tão importante entregar para os mais novos bacharéis em Nutrição a carteirinha do Conselho é algo indescritível, nunca aconteceu em nosso estado de Alagoas com nenhum curso de Graduação” destacou a coordenadora do curso de Nutrição do Cesmac, Profa. Fabiana Palmeira.
Sobre o CRN-6
O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) foi criado pela Lei Federal n° 6.583/1978. O Órgão de Classe tem como missão Contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão. A jurisdição do CRN-6 é formada pelos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, e Rio Grande do Norte. Também tem atuação através das representações nas cidades de, Caruaru (PE), Campina Grande (PB), e Petrolina (PE).
As ações de fiscalização do Regional são pautadas na Política Nacional de Fiscalização do Sistema CFN/CRN, com ênfase na orientação do exercício da profissão, visando à qualidade do desempenho profissional e o adequado funcionamento dos serviços de alimentação e nutrição.  A nutrição é uma profissão regulamentada por Lei Federal (8.234/91). Porém, a habilitação é garantida ao profissional inscrito regularmente no conselho de classe.