Cesmac promove Oficina Culinária para Estudantes do Ensino Fundamental

Alunos da Escola Estadual Cincinato Pinto exploram sabores e aprendem sobre alimentação saudável na Cozinha Experimental da Clínica Escola de Nutrição do Cesmac.

03/11/2023 às 18h03

No dia 31 de outubro, o CESMAC realizou uma oficina culinária especial para os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cincinato Pinto. Esta atividade faz parte do projeto integrador do 1º período do curso de Nutrição noturno e teve como cenário a Cozinha Experimental da Clínica Escola de Nutrição do Cesmac. O objetivo principal foi estimular a alimentação saudável, promover práticas culinárias e proporcionar às crianças um contato sensorial com alimentos que muitas vezes não conhecem ou não têm o hábito de consumir.
Durante a oficina, as crianças tiveram a oportunidade de participar da preparação de duas receitas saudáveis, explorando os ingredientes e o processo de cozimento. O resultado mais marcante foi a mudança de perspectiva das crianças em relação a alguns alimentos. Muitas delas, que antes se recusavam a comer alimentos como beterraba, cenoura e até requeijão, experimentaram esses pratos com entusiasmo. Uma das crianças expressou: "Aprendi que nem tudo que é feio, não é gostoso." Essa experiência foi fundamental para ampliar o repertório alimentar e incentivar escolhas mais saudáveis.
Benivan Euclides da Silva Júnior, professor da turma e egresso do curso de pedagogia do Cesmac, enfatizou a importância da instituição em fornecer momentos como esse, que promovem a conscientização desde a infância. A oficina culinária não apenas ensinou sobre alimentação saudável, mas também incentivou o prazer pela culinária e pelo contato com alimentos variados, promovendo hábitos saudáveis e preparando as crianças para um futuro mais consciente.