CESMAC promove várias ações gratuitas na orla de Ponta Verde para a população

06/05/2019 às 15h42

Ontem, 6, durante toda a manhã e parte da tarde, o CESMAC movimentou intensamente a Orla da Pajuçara, com ações e serviços oferecidos aos transeuntes que passeavam pela rua fechada. Foram oferecidos à população, gratuitamente, vários serviços. O objetivo foi promover ações de benefícios para a população e também estimular os alunos, incentivar a participação voluntária da comunidade acadêmica e o envolvimento em ações sociais.
A iniciativa envolveu os cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina.Os coordenadores estavam na ação, Professores Vítor Fabiano, Tícia Cerqueira, Alice Azevedo , Ana Flávia de Olivera, Renata Sampaio, Fabiana Palmeira, Chiara Rachel Marinho e André Falcão.
O projeto “Diálogo da Academia com a Sociedade”, visa atender às necessidades sociais do município de Maceió, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos. O movimento contou com atividades de Educação Nutricional, orientação sobre suplementos esportivos, Liberação Miofascial, rastreamento de câncer bucal, entre outras atividades.
O dia começou com o curso de Educação Física fazendo diversas práticas corporais como a Fit Dance, Zumba e alongamento. Logo após chegaram os cães do Projeto Focinhos Terapeutas que interagiram com as crianças e com a população que foi passear com seus pets. Juntamente com o curso de Medicina Veterinária, que fez consultas clínicas nos animais de estimação que lá estiveram. Profª. Gilsan de Oliveira disse que “o atendimento clínico Médico Veterinário com orientação aos tutores sobre a importância da posse responsável dos pets foi uma ação muito importante”. O grupo de estudos e pesquisa de pequenos animais (GEPPA) auxiliou nas atividades.
 A Profa. do curso de Fisioterapia de CESMAC Érika Rosângela Alves Prado, mestra em Ciências da Saúde Aplicada a Medicina Reumatológica pela UNIFESP, explicou que na Ação Saúde na praia foi usado o Isostretching, método de exercício postural global, desenvolvido nos anos 70 pelo Fisioterapeuta Francês, Bernardo Redondo. Postural porquê os exercícios são realizados na posição correta, respeitando as curvas fisiológicas, global, porquê todo o corpo é trabalhado com alongamento e contração, incluída em cada postura. Apresenta como princípio básico: conscientização da expiração profunda e prolongamento do freno, cada postura deve ser mantida por três expirações, associadas a manutenção da contratação dos músculos do assoalho pélvico, transverso do abdômen para estabilidade da região e auto crescimento que corresponde o alongamento.
A aluna Cricya, do curso de Farmácia que faz parte da liga acadêmica de plantas medicinais (LAPLAM), informou que são feitas atividades de pesquisa e extensão com o objetivo de promover saúde para a população. Falou sobre o uso de plantas medicinais e fitoterapia. Na LAPLAM são realizadas oficinas de produtos naturais manipulados, como sais de banho, escalda pés e repelente. Outros produtos como protetor solar e hidratante foram distribuídos por meio dos projetos de extensão, coordenados pela Profa. Dra. Sandra Zimpel. O curso de Farmácia disponibilizou: glicemia capilar, aromaterapia, acupuntura e orientações sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, além de orientação e atendimento farmacêutico.
Alunos e professores de Nutrição, orientados pela Profa. Fabiana Palmeira, orientaram sobre os produtos para uma alimentação saudável, com o mote “descasque mais, desembrulhe menos”. Orientaram no consumo de suplementos esportivos/ hidratação e degustação pré-treino.
Odontologia fez, com a participação dos alunos do estágio integrado, orientação e rastreamento do câncer bucal, práticas de higiene oral e diagnóstico de lesões orais. Professores Marcílio e Fernanda Peixoto estavam na tenda atentos à ação.
O Coordenador do Núcleo de Robótica Prof. Mozart de Melo, levou o Simulador de ressonância magnética que serve para tratar pessoas que têm pânico de fazer o exame pela falta de espaço dentro dele. Várias pessoas fizeram a simulação com os óculos Rift.
O curso de Psicologia fez testes de estresse e provocou a discussão entre fome psicológica e fome física, com a coordenação do professor Leander Ferreira. Enfermagem e Medicina fizeram vários testes de glicemia e pressão arterial. Biomedicina trabalhou com a questão da acupuntura e estética. Egressas do Cesmac estiveram presentes com tratamento para redução de medidas abdominais.
Prestigiaram a ação o Vice-Reitor, Dr. Douglas Apratto Tenório, Pró-Reitora Acadêmica Geral Adjunta, Claudia Medeiros, Tesoureiro Estácio Valente, Coordenador de Gestão com Pessoas Gustavo Silva, Coordenadora do Núcleo de Internacionalização Morgana Medeiros, Coordenadora Geral de Inovação e Apoio Discente Maria do Desterro, Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa Miciele Santos, Coordenadora Geral de Graduação Fabiana Suruagy e vários docentes do CESMAC.