Cursos do Cesmac participam de ação destinada a saúde da mulher

Acadêmicos de nutrição e fisioterapia participaram de ações durante todo o mês de março em hospitais do estado

18/04/2023 às 08h48

No último mês de março, a Secretaria de Estado da Saúde lançou o projeto “Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres”, o objetivo é trabalhar com a prevenção de doenças e a promoção da saúde durante o mês da mulher.

O Centro Universitário Cesmac, por meio dos cursos de nutrição e fisioterapia, foi convidado a participar desenvolvendo ações nos mutirões de atendimentos às mulheres nos municípios de União dos Palmares - Hospital Regional da Mata, que foi realizando no dia 24 de março, em Porto Calvo , no Hospital Regional do Norte, no dia 28 de março e em Delmiro Gouveia, no Hospital Regional do Alto Sertão, entre os dias 29 e 31 março.

Direcionada para mulheres a partir dos 12 anos de idade, a ação ocorreu nos hospitais regionais do Estado. O projeto contou com uma equipe multiprofissional com oferta de consultas com ginecologistas, nutricionistas, dermatologistas e fisioterapeutas, além de realizar aferição de sinais vitais, glicose e pressão arterial, testes rápidos de HIV e sífilis e exames de exames de citologia e mamografia.
A iniciativa busca compartilhar informações e conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. O projeto também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento necessários.
As ações do curso de fisioterapia foram supervisionadas pelas Professoras Izabelle Bomfim, Vivyanne Amâncio e Mirelle Farias, que destacaram a importância da integração ensino-serviço do processo de aprendizagem destacando o modelo de trabalho interprofissional.
Foram realizadas palestras educativas sobre a importância do assoalho pélvico feminino com o projeto de Saúde da mulher bem como assistência fisioterapêutica através de técnicas manuais como a liberação miofascial conduzidos pelos acadêmicos vinculados ao GEAFE - Grupo de Estudos em Assistência em Fisioterapia Esportiva.