Professor do Cesmac lança livro sobre estratégias da comunicação nas disputas presidenciais

Obra é um resultado do mestrado de Alberto Mário Mafra Netto pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal

25/11/2022 às 11h41

O professor do Cesmac, Alberto Mário Mafra Netto, lançou na última quarta (23), no Museu Palácio Floriano Peixoto, o livro “As estratégias da assessoria de comunicação e marketing nas disputas presidenciais brasileiras”. O estudo mescla o impacto da comunicação entre as eleições para o cargo mais importante do país no período pós-redemocratização e traz um contexto sobre verdade versus ilusões, temas tão intrínsecos nas campanhas em busca do voto do eleitor.

O livro é resultado do mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. No texto, Alberto Mário Mafra Netto aborda a estreita relação entre a mídia brasileira, a política, com o auxílio significativo das redes sociais. Tais fatores, segundo o professor universitário, contribuem diretamente para a continuidade do processo democrático no Brasil, valendo-se do direito fundamental em que a maioria do eleitorado escolhe o representante para comandar os destinos do país a cada quatro anos. O docente também é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado do curso de Logística e membro do Colegiado dos cursos de Administração, é ainda Coordenador dos cursos de CST Logística, Marketing e Gestão Publica na Educação a Distância – EAD/Cesmac.
A obra discorre sobre as práticas de propaganda, marketing promocional e marketing eleitoral, desde as primeiras eleições para a presidência da república, com uma ênfase nas disputas dos anos de 1989 e 2018. Propõe-se a testar a importância da propaganda e do marketing político eleitoral no impacto das disputas eleitorais. O autor analisa a técnica utilizada pelos candidatos, assim como a evolução das estratégias de propaganda e marketing com o avanço da tecnologia, que possibilitou a propagação em tempo real das verdades X ilusões dos proponentes ao maior cargo da república brasileira. O prefácio é assinado pelo atual senador e ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, que entende o livro como fundamental para as estratégias de comunicação e campanhas políticas. A publicação foi pela Editora: Conhecimento Livraria e Distribuidora, de Belo Horizonte (MG).

“O livro evidencia a importância da comunicação, sobretudo no marketing político ao fomentar um debate na população que elege o presidente da República. Na obra, destaca-se, ainda, as verdades e ilusões que são vendidas pelos candidatos ao cargo máximo do país. Noto, também, um forte interesse tanto dos postulantes quanto das assessorias e marketing em propor, a cada eleição presidencial, estratégias publicitárias para reforçar as melhores práticas na manutenção da democracia e o constante fortalecimento do bem-sucedido mercado do eleitor”, contextualiza o autor e professor universitário.