Curso de Educação Física do CESMAC realiza exercícios físicos com mulheres mastectomizadas

Ações acontecem no Projeto “Sacada Rosa”, no Campus IV - Professor Elias Passos Tenório

02/05/2019 às 14h49

Considerado um grande problema de saúde pública pela alta prevalência tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, o câncer é uma das patologias que mais matam atualmente. O câncer de mama é considerado como o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, sendo mais frequente nas mulheres, sendo muitas vezes necessário fazer a mastectomia, que pode ser parcial ou total.
Para contribuir com a qualidade de vida desse grupo, o Centro Universitário CESMAC, por meio do curso de Educação Física, está desenvolvendo o projeto intitulado: “Influência da Prática de Tênis de Mesa na Flexibilidade e Força de Membros Superiores de Mulheres Mastectomizadas”, orientado pelo Prof. Me. Vitor Fabiano, que também é o coordenador da graduação.
O projeto tem foco na prática do Tênis de Mesa, daí o tema “Sacada Rosa”, que atende a proposta de favorecer a interação, melhoria da autoestima, adesão e permanência, com atividades em grupo. A prática esportiva é considerada adequada por utilizar a articulação do ombro e possuir pouco deslocamento em um espaço delimitado, não exigindo contato corporal com o adversário e constantes alterações posturais.

O trabalho, que recebe a coorientação das professoras Ivonilda Maia, do curso de Medicina e Alessandra Pontes, de Enfermagem, é desenvolvido pelas acadêmicas de Educação Física Beatriz Costa Cariri e Thatiane Balbino do Egito. As atividades acontecem duas vezes por semana no Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, onde funciona o curso. No último encontro, o grupo recebeu maquiagem para participar de um ensaio fotográfico, que reforçou a beleza dessas mulheres com as cores da vida.
A prática de exercício físico é reconhecida para prevenção e reabilitação em pacientes com câncer, por reduzir a sensação de fadiga, melhorar o funcionamento do corpo, diminuir a ansiedade, manter o peso corporal total, melhorar a saúde psicológica e a autoestima, favorecendo uma visão positiva para o futuro.
O projeto é considerado inovador, por ser o único que atende a esse grupo por meio da prática esportiva em Alagoas. Para o coordenador do curso, Prof. Me. Vitor Fabiano, “o processo atende a proposta multiprofissional em saúde pela integração dos serviços especializados na Educação Física, Medicina e Enfermagem. A importância também é reforçada pelo próprio contexto do vivido pelas mulheres mastectomizadas, que consiste na cirurgia para retirada da massa tumoral, com resultados podendo comprometer aspectos emocionais, sociais e físicos. A iniciativa pretende minimizar os efeitos das consequências geradas pela cirurgia como: edema do braço homolateral, dor no ombro, alteração do esquema corporal, limitação e diminuição de movimentos de ombro e braço, aderência, encurtamento, fibrose, entre outros.
A iniciativa também conta com a parceria da Gerência de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo Enfermeiro Roberto Firpo. Outras informações com a coordenação pelo telefone 3215-5234. Acesse @sacadarosa no Instagram.