Discentes de Fisioterapia assistem atletas dos Jogos Paradesporto de Alagoas 2023

Acadêmicos do GEAFE realizaram atendimentos aos participantes de diversas modalidades

11/05/2023 às 14h06

Os discentes do curso de Fisioterapia do Cesmac participaram da assistência aos atletas inscritos nos Jogos Paradesporto de Alagoas 2023, no período de 27 a 30 de abril de 2023, nas cidades de Maceió e do Pilar. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), e em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA), foi considerado a maior edição até o momento, reunindo mais de 500 participantes na disputa de 21 modalidades.

Os acadêmicos do Grupo de Estudos e Assistência em Fisioterapia Esportiva (GEAFE) e da disciplina de Fisiologia do Exercício, orientados pela Profª Mirelle Farias e pelo preceptor Rafael Filgueira, prestaram assistência aos atletas em diversas modalidades paradesportivas como tênis de mesa, handebol, basquete e hóquei em cadeira de rodas e esgrima para cegos.
“O evento foi uma excelente oportunidade de desenvolver competências e habilidades extremamente necessárias para o profissional fisioterapeuta”, destacou a orientadora.
Os Jogos consistem em um evento paradesportivo, no qual são realizadas competições de várias modalidades entre atletas com deficiência e conta com a participação de entidades que trabalham com esse seguimento em todo o Estado de Alagoas: em nível estadual, a Secretaria da Cidadania e Pessoa e da com Deficiência, a Federação Alagoana do Paradesporto Escolar (FAPE); e em nível nacional, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Confederação Brasileira do Paradesporto Escolar (CBPE) e o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Um dos objetivos da realização dos Jogos Paradesporto de Alagoas 2023 é continuar a lutar contra a desigualdade social, buscando proporcionar oportunidades para as pessoas com deficiência, por meio da prática de esporte.