Cesmac Recepciona Calouros de Medicina com Semana de Integração e Solidariedade

Eventos incluem oficinas de primeiros socorros, trote solidário e confraternização entre calouros e veteranos

05/08/2024 às 22h22

Na última semana de agosto, o Centro Universitário CESMAC organizou a recepção dos novos alunos do curso de Medicina com uma programação especial intitulada "Semana do Calouro". O evento, que durou quatro dias, foi cuidadosamente planejado para proporcionar aos calouros uma integração enriquecedora e acolhedora. Durante a semana, os novos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas entidades acadêmicas, como a Atlética, o Centro Acadêmico, as ligas acadêmicas e outros projetos relevantes para sua formação e vivência universitária.
Um dos destaques da programação foi a oficina de primeiros socorros, ministrada pelo Dr. Rodrigo Nicácio com o auxílio de monitores capacitados. Nesta atividade, os calouros do primeiro período receberam treinamento prático sobre reanimação cardiopulmonar (RCP), uma habilidade essencial para futuros profissionais de saúde. Além do aprendizado técnico, os alunos também participaram de um trote solidário, onde a doação de alimentos foi incentivada através de um sistema de premiações para os grupos que mais contribuíssem. Os alimentos arrecadados foram destinados à Casa de Luiza de Marillac, instituição que oferece apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A semana culminou com uma confraternização social, proporcionando um momento de descontração e integração entre calouros e veteranos. Esta socialização não apenas fortaleceu os laços entre os alunos, mas também criou um ambiente acolhedor e motivador para os novos integrantes da comunidade acadêmica. A "Semana do Calouro" do Cesmac destacou-se por combinar aprendizado, solidariedade e convivência, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação humana e completa para seus estudantes.