Faculdade de Medicina do CESMAC Reconhecida por Excelência no Ensino Médico

CESMAC é uma das doze instituições a serem acreditadas pelo Saeme-CFM, destacando seu compromisso com a qualidade educacional na área de medicina.

09/07/2024 às 18h01

A Faculdade de Medicina do Centro Universitário CESMAC será uma das doze escolas médicas a receber o certificado de acreditação concedido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do CFM (Saeme-CFM) nesta quarta-feira, 10 de julho. A solenidade de entrega ocorrerá na sede do CFM, em Brasília, e com estas novas adições, o Brasil passará a contar com um total de 52 escolas de medicina acreditadas.

Este reconhecimento é um marco significativo para o CESMAC, destacando seu compromisso com a excelência no ensino médico. O presidente do CFM, Hiran Gallo, recomenda que pais e estudantes busquem faculdades de medicina acreditadas pelo Saeme-CFM, enfatizando a importância da acreditação como um indicador de boas práticas e ensino-aprendizagem de qualidade. "A nossa acreditação é um balizador importante para que a sociedade saiba se a faculdade está comprometida com as boas práticas e com o ensino-aprendizagem. Pais, na dúvida, procure uma escola acreditada", aconselha Gallo.

A entrega dos certificados faz parte da programação do I Encontro de Escolas Médicas Acreditadas do Saeme-CFM, que será realizado no dia 10, das 8h às 18h, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. O tema do encontro, “Formando uma rede de boas práticas educacionais”, reflete o objetivo de fortalecer a rede de escolas médicas comprometidas com a excelência. Durante o evento, haverá uma conferência sobre a acreditação de escolas médicas no Brasil e no mundo, seguida de uma mesa redonda em que representantes das escolas médicas já acreditadas compartilharão suas experiências e iniciativas de sucesso, demonstrando como a acreditação elevou a qualidade do ensino.

O processo de avaliação do Saeme-CFM é focado em verificar se a escola atinge os conceitos de suficiente ou insuficiente nos aspectos analisados, permitindo a identificação das áreas que atendem aos padrões esperados e das que demandam melhorias. O certificado de acreditação tem validade de seis anos, incentivando as instituições a manterem a qualidade continuamente.

O CESMAC se orgulha de ser uma das instituições reconhecidas e continua seu compromisso em proporcionar um ensino médico de alta qualidade, reforçando seu papel como referência na educação superior no Brasil.