Proposta de Cirurgião egresso MPPS e docente Medicina Cesmac é aprovada para implementar cirurgia robótica no SUS

Dr. Diego Nunes de Albuquerque participou de reunião com o Ministro da Saúde para formalizar o processo em Brasília

27/04/2022 às 13h15

Um importante passo para garantir o acesso de toda população aos avanços tecnológicos na área de saúde, foi a formalização do Projeto de Lei para implementar a cirurgia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado é fruto de um projeto elaborado pelo egresso do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/Cesmac) e também docente do curso de Medicina, Dr. Diego Nunes de Albuquerque.
Dr. Diego Nunes de Albuquerque - Egresso do Mestrado em Saúde e docente do curso de Medicina, ambos do Cesmac

O projeto foi apresentado em reunião com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, e equipe do ministério em Brasília. “Trazer a cirurgia robótica para o SUS é um sonho de muitos médicos, inclusive meu, juntando esse sonho com uma ousadia que não sei explicar de onde veio, decidi fazer um projeto para difundir e democratizar a cirurgia robótica. Proporcionar a quem não possui recursos financeiros uma assistência de saúde de primeiro mundo”, declara Dr. Diego Nunes de Albuquerque.
O médico destacou ainda a formação no Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/Cesmac). “A formação que tive no Mestrado Profissional em Saúde, que me proporcionou o conhecimento necessário para estruturar o projeto com fundamentação teórica, objetivos e plano de trabalho. Com projeto em mãos, consegui mostrá-lo a deputada Carla Zambelli que imediatamente decidiu abraçá-lo e fazer acontecer, transformando-o em projeto de lei e conseguindo uma audiência com o Ministro da Saúde, onde apresentamos o projeto e demos o passo inicial. Após essa audiência, a deputada prontamente homologou o projeto de lei na Câmara dos Deputados e no momento aguarda avaliação do mesmo por seus pares”, detalha.

O médico explica ainda, que a parlamentar também decidiu dar entrada no Projeto de Lei, modificando a lei do SUS via parlamento, para ter previsão legal de introdução do ensino de robótica em todo o Brasil.
Acesse os links e confira o Projeto:  PL-942-2022    https://bit.ly/3Mu4eLO