O Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e de Direitos Humanos (NAFRI-DH) e o Pet-Saúde Equidade CESMAC realizaram, nos dias 18 e 19 de novembro, o XIII Workshop Acadêmico Afro e Indígena (WAMAI). O evento, promovido em alusão ao mês da consciência negra, teve como temática central "Resistência e emancipação na terra da liberdade", destacando os processos históricos e contemporâneos de luta das populações afro e indígenas.
Com uma programação ampla e diversificada, o WAMAI ofereceu palestras sobre temas como "O último enforcado do Império do Brasil", mesas temáticas, incluindo discussões sobre "Enegrecendo as matrizes curriculares", e oficinas práticas como a oficina culinária ministrada pela Dra. Isabela Barbosa, que explorou os "Sabores e Saberes da Culinária Ancestral Alagoana". Além disso, o evento contou com apresentações de banners, proporcionando um espaço rico para a troca de conhecimento e experiências.
Aberto a estudantes, pesquisadores e ao público em geral, o XIII WAMAI reforçou o compromisso com a promoção da equidade, igualdade racial e direitos humanos. A iniciativa não apenas celebrou as contribuições das culturas afro e indígena, mas também incentivou reflexões profundas sobre o papel da educação e da sociedade na construção de um futuro mais inclusivo e justo.