A busca pela excelência acadêmica é uma marca do curso de Engenharia Civil do CESMAC. Como parte desse compromisso, uma iniciativa voluntária tem se destacado pela dedicação de um estudante e pelos resultados práticos observados em sala de aula. Entre os meses de abril e junho, foram realizadas monitorias aos sábados, voltadas ao reforço da disciplina Técnicas de Representação Gráfica I (TRG), componente essencial na formação dos futuros engenheiros civis.
“A monitoria é um momento de troca. Além de ajudar os colegas, também reforço meu próprio aprendizado”, afirma João Pedro Maciel, aluno do 8º período e monitor da disciplina. A fala evidencia um dos pilares da monitoria: o aprendizado mútuo. Ao ensinar, o estudante também organiza conteúdos, repensa métodos e desenvolve sua capacidade de comunicação técnica.
As atividades ocorreram aos sábados pela manhã, em um ambiente informal, porém comprometido, reunindo estudantes com diferentes níveis de domínio da disciplina. Segundo o professor responsável, Fernando Carvalho, a iniciativa tem contribuído diretamente para o progresso dos alunos. “João Pedro tem desempenhado um papel fundamental, com responsabilidade e clareza nas explicações. A monitoria tem se consolidado como uma estratégia eficaz de apoio ao processo de ensino-aprendizagem”, destacou.
TRG I é uma disciplina que envolve leitura, elaboração e interpretação de desenhos técnicos, como plantas baixas, cortes e fachadas. Durante os encontros, o monitor reforçou conteúdos como uso correto dos tipos de linha, aplicação de cotas e hachuras, organização gráfica conforme as normas da ABNT, além da aplicação prática no software CAD — ferramenta indispensável na rotina profissional.
A metodologia adotada na monitoria considerou o ritmo individual de cada aluno, tirando dúvidas específicas e incentivando a prática contínua. “Dou apoio aos colegas na organização dos desenhos, no uso do CAD e na aplicação correta das normas. O objetivo é ajudar cada um a avançar dentro do seu próprio ritmo”, explica João Pedro.
Os resultados têm sido positivos, com crescente participação dos alunos e avanço na qualidade dos trabalhos gráficos apresentados. Muitos relataram maior confiança na execução dos projetos acadêmicos. Essa evolução mostra que o ensino vai além da sala de aula e que a cooperação entre os estudantes é uma ferramenta poderosa para o sucesso.
A ação também promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, escuta ativa, autonomia e empatia — competências valorizadas na formação integral oferecida pelo CESMAC. As manhãs de sábado tornaram-se espaços de diálogo e construção coletiva, reforçando o senso de pertencimento e solidariedade acadêmica.
Segundo a coordenadora do curso, professora Roseneide Honorato, o envolvimento do estudante é reflexo de um sonho em construção:
“A motivação do João Pedro é produto da felicidade em cursar Engenharia Civil. É um sonho concretizado. Nós, da coordenação, acreditamos e apoiamos alunos como ele em todo o seu processo de formação. Parabéns, João!”
O exemplo da monitoria de TRG I pode servir de modelo para outras disciplinas e cursos, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a cultura da colaboração. A iniciativa mostra que, ao investir no protagonismo estudantil, é possível transformar desafios em oportunidades de crescimento coletivo