Curso de Psicologia desenvolve Projeto Integrador Cine Fórum Escolar

Além dos docentes da graduação, iniciativa conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Escolas da Rede Privada

28/04/2021 às 15h37

Com o tema “Integrando Psicologia, Cinema e ENEM”, o curso de Psicologia do Cesmac está desenvolvendo o Projeto “Cine Fórum Escolar”, que tem a coordenação das professoras: Dra. Evanisa Brum, Ma. Rosiete Pereira e Ma. Sônia Helena. A iniciativa envolve docentes do curso de Psicologia com professores que lecionam Língua Portuguesa das Escolas parceiras, bem como alunos do 3º Ano do Ensino Médio.

Tendo como parceiros o Cesmac, por meio da graduação de Psicologia, docentes do curso, além da Secretaria Estadual de Educação e Escolas da Rede Privada, o projeto tem o objetivo de oferecer para o 3º Ano dessas escolas o Cine Fórum Escolar, que será um momento para discussão de filmes com temáticas que já foram pauta na redação do ENEM.
Tem ainda o intuito de selecionar filmes com temáticas pertinentes ao ENEM, referentes a temas psicossociais, saúde mental, questões de gênero raça e diversidade; discutir e caracterizar a problemática abordada, no sentido de auxiliar o estabelecimento do diálogo entre os saberes científicos e do sensu comum, problematizando a realidade na perspectiva da tomada de consciência para a mudança e transformação social; e ainda expressar por intermédio de atividade escrita (Redação) a temática contextualizada.

O projeto aponta que no processo educativo o cinema contempla as dimensões pedagógica, ética, psicossocial e política. A dimensão pedagógica e psicológica em filmes é vasta, são muitas as questões, conceitos e reflexões sobre a realidade possibilitando produção do conhecimento. O foco é também trabalhar de forma transversal temas psicológicos, culturais, sociais no sentido de instrumentalizar os alunos a desenvolverem conhecimentos e senso crítico, além da capacidade de articular ideias, capacidade de argumentação, e em parceria com os docentes da disciplina de língua portuguesa, a capacidade de comunicação escrita.
Entre os temas trabalhados com os alunos estão: o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira; caminhos para combater o racismo no Brasil; desafios para a formação educacional de surdos no Brasil; persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira; viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado; e ainda o trabalho na construção da dignidade humana.
O processo conta ainda com etapa de análise, que se destina a avaliar o andamento do referido projeto, e será conduzida por meio de formulário no Google Forms, destinado aos gestores e professores da Escola Parceira, bem como aos alunos, que apresentando necessidades no campo afetivo emocional, serão encaminhados para a o Plantão Psicológico da Clínica Escola de Psicologia do Cesmac.