Diálogo de Abordagens Psicoterápicas (DAP) é tema de evento no curso de Psicologia do Cesmac

Evento foi desenvolvido e realizado pelos acadêmicos do sexto período da graduação, com o objetivo de desenvolver um diálogo sobre as diferentes abordagens psicológicas

10/06/2022 às 13h02

A iniciativa surgiu através da inquietação de alguns discentes do sexto período vespertino do curso de Psicologia do Cesmac. O objetivo foi desenvolver um diálogo sobre as diferentes abordagens psicológicas e conhecer os múltiplos olhares da psicoterapia clínica. "Diálogo de Abordagens Psicoterápicas (DAP)" reuniu docentes e profissionais da área para o debate sobre a temática, no auditório do Íris II – Campus III da Instituição.

O grupo de alunos que realizou o evento é composto por: Clara Regina, Gleidsa Michelle, Hanna Calheiros, Isadora Santana, Jaiane de Andrade, Renata Santos, Rutyelle Costa e Tomaz Costa. A ideia da iniciativa foi mostrar técnicas de intervenções clínicas de acordo com cada abordagem e conhecer a aplicação dessas abordagens na prática facilitando, aos discentes, as futuras escolhas para direcionar as práticas profissionais.
O evento contou com a fala de cada palestrante, iniciando com uma breve introdução sobre a abordagem, seguida de análise e aplicação sobre o estudo de caso por meio da arte cinematográfica: “Se enlouquecer, não se apaixone”. A programação recebeu o Prof. Dr. Rafael Ernesto Arruda Santos -  Professor universitário de Psicologia e Psicologia Experimental no Cesmac, que fez uma breve introdução da abordagem e análise do filme sob a perspectiva da Abordagem em foco: Terapia Analítico-Comportamental (TAC).

Teve também a Profa. Dra. Vanina Papini Goes Teixeira - Professora Titular do Cesmac e ainda a coordenadora adjunta do curso de Psicologia, com breve introdução da abordagem e análise do filme sob a perspectiva da Abordagem: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Já a Profa. Ma. Zaíra Rafaela Lyra, que também é docente da Instituição, falou sobre a abordagem e análise do filme sob a perspectiva da Abordagem: Psicanálise.
A mediadora do encontro foi a Profa. Dra. Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento. O evento foi gratuito e reforçou a responsabilidade social, com as inscrições sendo 1kg de alimento ou produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações arrecadas serão destinadas para a Casa de Passagem São Vicente de Paula.