MPPS EM AÇÃO: atividade de educação em saúde para o fortalecimento das estratégias de prevenção ao câncer de boca

Projeto buscou construir uma identidade com a cultura local e foi intitulada como: “Azul e Encarnado: na prevenção do câncer, com a valorização da cultura popular de Pilar e a tradição do Pastoril

13/12/2022 às 14h00

Na última semana o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde - (MPPS), do Cesmac, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pilar, realizou uma ação de rastreio e busca ativa de câncer de boca na região. O projeto buscou construir uma identidade com a cultura local e foi intitulada como: “Azul e Encarnado: na prevenção do câncer, com a valorização da cultura popular de Pilar e a tradição do Pastoril. A atividade foi alusiva ao novembro vermelho, considerado pelo Ministério da Saúde como o mês de prevenção ao câncer de boca, levando o cordão do encarnado para todas as unidades básicas de saúde com sala de espera, palestras educativas e exame clínicos realizados pelos estudantes do curso de Odontologia do Cesmac. E puxando o cordão azul, foram realizadas durante todo o mês de novembro atividades de educação em saúde, consultas, visitas domiciliares, buscando fortalecer o “Novembro Azul” - mês da saúde do homem.

Além das ações nas unidades básicas de saúde, foi montado uma tenda de apoio para os profissionais da limpeza urbana. O apoio da Secretaria de Urbanismo, foi fundamental para que a ação pudesse chegar aos trabalhadores que diariamente estão expostos ao sol, considerando um dos fatores de risco para o câncer de boca (lábios). Para a Profa. Dra. Sonia Ferreira, coordenadora do MPPS e responsável pelo projeto, “orientar esses profissionais é fundamental para que o diagnóstico precoce possa ser um aliado no tratamento e cura do câncer de boca. As orientações também buscaram contemplar outros aspectos da saúde bucal, pois é fundamental para as práticas de cuidado olhar para o usuário de maneira integral”.

Desta integração, estiveram envolvidos 26 alunos de graduação, três do mestrado e três professores do MPPS.  Ao todo, foram realizados mais de 200 atendimentos, com alguns encaminhamentos de suspeita de lesão para o Centro de Referência Odontológico para investigação. Durante a tarde, a atividade foi dirigida aos profissionais da Atenção Básica, incluindo dentistas, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – (NASF). Foi realizada uma Roda de Educação Permanente conduzida pela mestranda do MPPS Renata D´Andrada, médica, cirurgiã de cabeça e pescoço, que apresentou os resultados parciais da pesquisa. O objetivo deste momento, foi sensibilizar os profissionais para a perspectiva de produção do cuidado territorial e do fortalecimento das redes de atenção.

Segundo a Profa. Dra. Renata Guerda, uma das articuladoras desta ação, “é fundamental que projetos de integração ensino-serviço-comunidade busquem dialogar com os profissionais e com a gestão. Construir projetos com horizontes e responsabilidades compartilhadas possibilitam uma maior sensibilização dos/das estudantes para o desenvolvimento do trabalho no Sistema Único de Saúde. Fomentar essas iniciativas nos cursos de graduação e pós-graduação faz parte da tarefa diária dos cursos da saúde e nós estamos muito felizes com essa parceria entre a SMS Pilar e o Cesmac”.  A ação, de caráter educativa e preventiva, foi um marco inaugural da parceria.